Em cerimônia que tomou o auditório da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, foi lançada oficialmente a 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), maior competição do esporte catarinense.
Continua depois da publicidade
A noite foi de festa e homenagens. No evento, a direção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) entregou a medalha Gran Mérito do Esporte, maior honraria concedida a um desportista catarinense, para dois atletas: Romeu Max Jaehrig, ex-multicampeão que participou de 22 edições da competição, entre elas a primeira edição dos Jasc, em 1960, em Brusque, e Tiago Splitter, pivô da Seleção Brasileira e San Antonio Spurs.
Splitter não pôde comparecer, por isso, o treinador Sérgio Carneiro, o Serjão, primeiro técnico do atleta, foi quem recebeu o prêmio.
No evento, a direção voltou a mostrar as medalhas e os troféus que serão entregues no torneio. Confirmou ainda, que cada uma das taças entregues nos Jasc levará o nome de um ex-atleta. O troféu de campeão geral levará o nome de Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, ex-presidente da Fesporte, que morreu em março deste ano, vítima de um câncer Em discurso inflamado, o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, fez questão de ressaltar que a organização trabalha para fazer com que o evento volte a ter a visibilidade de outras edições.
Continua depois da publicidade
Sede dos Jasc, entre os dias 20 e 30 de novembro, e maior campeã geral dos Jasc, com 39 títulos a delegação de Blumenau marcou presença no evento, com grande número de atletas e treinadores.