O eczema é um tipo de dermatose, isto é, um conjunto de doenças da pele que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema. Na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
Tipos de eczema
Existem diversos tipos de eczema, dependendo da causa. Veja abaixo quais são eles:
Eczema atópico ou dermatite atópica
É um eczema que aparece em áreas específicas do corpo e está associado à asma e à rinite. O eczema atópico, em geral, começa a partir do segundo mês de vida; pode aparecer em surtos e se manifestar por toda vida do paciente.
Nesse tipo de eczema, o prurido é o sintoma mais importante. A causa é genética e imunológica. O tratamento depende da causa, mas geralmente é tópico. Além do tratamento específico, são importantes as orientações para prevenção, que são dadas ao paciente.
Continua depois da publicidade

Eczema de contato ou dermatite de contato
Surge após o contato de material ou produto (alérgeno) na pele do indivíduo, por terem a capacidade de provocar um dano nas células da pele, ou gerarem uma reação alérgica do organismo contra elas. Nos dois casos, as reações se manifestam como ardência ou prurido.
> Triglicérides: saiba como mantê-lo em níveis saudáveis
Eczema por droga ingerida ou farmacodermia eczematosa
Ocorre quando o paciente ingere um medicamento que provoca uma reação tipo eczema na pele. Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos são os mais frequentes.
Eczema numular
Caracteriza-se por placas de eczema, simétricas, distribuídas em várias partes do corpo e cuja causa é desconhecida.
Eczema de estase
Localizado em pernas, simétrico e associado a varizes de membros inferiores.
Continua depois da publicidade
Formas de tratamento
No eczema de contato e farmacodermia, o principal tratamento é evitar o contato com o material que levou à formação do eczema. No eczema de estase, o tratamento da alteração circulatória ajuda a controlar o quadro eczematoso. Em todo caso, ao apresentar qualquer sintoma, lembre-se de procurar ajuda médica
Betina Stefanello
Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.
*Por dermatologista Betina Stefanello
Leia também
Saiba como a síndrome do ovário policístico influencia a queda de cabelo
4 comidas que melhoram a saúde do corpo
Veja os medicamentos mais caros no mundo comercializados no Brasil