Segundo cálculos do instituto The Conference Board divulgados nesta segunda-feira, a economia dos Estados Unidos pode perder 2 milhões de empregos neste ano, que se somariam aos mais de 2,5 milhões de postos de trabalho eliminados em 2008.

Continua depois da publicidade

Elaborado pela entidade para tentar antecipar a evolução do mercado de trabalho nos Estados Unidos, o índice de tendências de emprego ficou em 99,6 pontos em dezembro. O número representa uma queda de 1,6% em relação ao mês anterior e de 16% frente a um ano atrás.

– Essa forte queda do índice de emprego sugere que os postos perdidos podem aumentar em mais 2 milhões – explicou o economista Gad Levanon, do The Conference Board, durante a divulgação dos dados.

Nos últimos seis meses, a redução do índice de emprego foi percebida particularmente nas contratações temporárias, segundo o analista.

– A contínua deterioração do índice aponta que não se espera uma recuperação do mercado de trabalho em um futuro próximo – concluiu Levanon.

Continua depois da publicidade

Os dados oficiais de emprego divulgados na sexta-feira passada pelo Departamento de Trabalho mostraram que a economia dos Estados Unidos perdeu 524 mil empregos em dezembro e outros 584 mil em novembro. Em dezembro a taxa de desemprego aumentou quatro décimos em relação ao mês anterior, atingindo 7,2% no fim do ano.

Entenda a crise: