Economia fértil, que se reinventa em momentos de crise, o Vale do Itajaí se identifica pela cultura de fazer com qualidade e pelo respeito às suas tradições.
Continua depois da publicidade
Para a repórter Larissa Guerra, que trabalhou nos bastidores da produção deste caderno, fazer a apuração de dados sobre a economia no Vale não foi uma tarefa difícil.
– Durante a faculdade, passei anos viajando de Lages, onde minha família morava, até Balneário Camboriú pela BR-470, e lembro bem de passar em cada município durante paradas intermináveis de ônibus. De alguma forma, trabalhei na produção deste caderno como quem viaja – diz, quando, na verdade, quem estava na estrada era a equipe comandada pelo repórter Danilo Duarte.
Exceto pela falta de informações precisas em algumas prefeituras, Larissa percebeu que empresários e poder público adotaram um discurso afinado com relação às suas expectativas e a realidade econômica de seus municípios.
Continua depois da publicidade
– Em uma semana de apuração, percebi que o Vale tem muito mais a mostrar: o que eu descobri foi uma economia fértil, que se reinventa em momentos de crise, que respeita e valoriza suas tradições sem deixar de olhar para o futuro com ambição, com apetite para inovar – avalia Larissa.
Para Danilo Duarte e o fotógrafo Charles Guerra, que cruzaram a região, a cultura do fazer com qualidade e entregar um produto com padrões internacionais de design, presente no espírito do povo do Vale de Santa Catarina, ainda contrasta com a lentidão no processo para que a rodovia BR-470 seja duplicada.
– Também pudera! Chegamos bem no horário de pico do fim da tarde. No entanto, o problema persistia o tempo todo enquanto rodávamos pela estrada. A cada hora de viagem, rumo ao Alto Vale ou já nos despedindo do local, outro tanto parado no congestionamento. Artéria para escoar a produção e também para a chegada de matéria-prima para fábricas de todas as escalas e segmentos dos mais diversos, foi por ela que nossa equipe se deslocou para conhecer a história de empresas comandadas por gente que faz de tudo para prosperar.
Continua depois da publicidade