A atividade econômica chilena caiu 1,4% em janeiro em comparação ao mesmo mês de 2008, informou hoje o Banco Central do Chile. O número concorda com as projeções do mercado e é o primeiro negativo registrado pela economia chilena desde março de 2002. Os números correspondem ao Índice Mensal de Atividade Econômica (Imacec), que integra 90% dos bens e serviços incluídos no Produto Interno Bruto (PIB).

Continua depois da publicidade

Segundo o relatório da autoridade monetária, o resultado do primeiro mês do ano teve a influência negativa da existência de um dia de trabalho a menos que em janeiro de 2008, assim como a queda na produção industrial e no comércio. A produção industrial do Chile caiu 8,9% anualizado em janeiro, o quarto mês consecutivo com números negativos, no qual também houve uma redução da produção mineradora (5,6%).

Em janeiro de 2008, o Imacec registrou um crescimento anualizado de 3,7%, enquanto, em dezembro passado, aumentou 0,5%. Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Chile caiu em fevereiro pelo quarto mês consecutivo, ao descer 0,4%, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este número, que está dentro das previsões dos analistas, continua a desaceleração iniciada no final de 2008 e deixa a inflação anualizada em 5,5% e a acumulada este ano, em -1,1%.