A economia de Joinville abriu 1.104 novos postos de trabalho em janeiro, número que corresponde à diferença entre contratações e demissões registradas na cidade no período. Foi o segundo melhor desempenho entre as dez cidades mais ricas de Santa Catarina, atrás apenas de Blumenau, onde o saldo foi de 1.753. Em Florianópolis, foram 633 novas vagas. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Continua depois da publicidade
O setor de serviços puxou o bom desempenho joinvilense, com 605 novos empregos. Na sequência aparece a indústria da transformação, que abriu 602 postos de trabalho. A construção civil foi responsável pela criação de outras 287 vagas.
O comércio destoou dos outros setores, com o fechamento de 405 vagas. Essa queda é natural no período, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Carlos Grendene. Ele lembra que a maioria dos postos de trabalho fechados corresponde a vagas temporárias abertas a partir de outubro do último ano para atender à demanda do fim de ano.
– Os melhores foram contratados – destaca Grendene.
Já no cenário nacional, Santa Catarina foi o terceiro Estado que mais gerou empregos em janeiro: foram 18.317 novas vagas. O maior crescimento foi nos setores agropecuário e administração pública – 10,41% e 4,21%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Em números absolutos, a indústria de transformação gerou 7.372 vagas, seguida pela agropecuária (4.742), serviços (3.862), construção civil (3.251) e administração pública (1.087). Assim como em Joinville, o único setor catarinense com recuo – mais demissões do que contratações – foi o comércio, com queda de 2.156 vagas.
Empregos criados em Joinville em janeiro
Saldo: 1.104.
Desempenho por setor
– Serviços: +605.
– Indústria: +602.
– Construção civil: +287.
– Comércio: -405.
– Outros: +15.
Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)