O primeiro dia ensolarado da semana em Jaraguá do Sul foi de ruas tranquilas e o movimento ficou reservado para a Arena Jaraguá, palco doEco Radical e Festival Alternativo 2015. O resgate do evento, que não ocorria 2009, foi de acerto: esportes, música, comida e bebida reunidos entre o pátio e a área interna do espaço, garantindo atrações para diversos gostos. O festival começou ontem e segue até o domingo, sempre à tarde.

Continua depois da publicidade

:: Confira mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::

O evento reúne grupos diversos ligados aos esportes de aventura praticados na cidade, além de instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Projeto Gerar. De mergulho a voo livre, passando pela escalada e canoagem, os grupos apresentam seus equipamentos e indicam aos visitantes os modos e locais para a prática.

Continua depois da publicidade

Mais que isso, o público do festival pode literalmente testar parte dos esportes: a slackline, esporte sobre uma fita elástica, testa o equilíbrio; as artes marciais convidam a pequenos testes e demonstrações; é possível conhecer os pontos e escolas de voo livre e ainda aprender sobre as rotas de cicloturismo da região.

Para quem gosta de aventura aliada à altura, a parede de escalada foi o chamariz. Ponto que reuniu a maior aglomeração de público na tarde de sexta-feira, a parede de 15 metros foi um pequeno desafio para os visitantes. O instrutor Sérgio Machado, da Adrena Ilha, de Florianópolis, era o responsável pelo equipamento.

– A dificuldade depende da via que o escalador escolher, porém, por se tratar de pessoas sem experiência, aqui pode-se considerar o nível alto _ conta ele.

O pequeno trecho negativo representava o maior desafio para os novos escaladores. Porém, braços e pernas lograram vencer a escalada. Foi Sandra Custódio Maciel que estreou a parede. Ela conta que buscou o evento para fazer o rapel, porém o esporte foi cancelado e ela optou pela escalada. Sem nunca ter testado o esporte, ela chegou ao topo sem dificuldades.

Continua depois da publicidade

– Gostei bastante. Agora quero tentar em uma maior _ sorri.

Até o pequeno Gustavo Ghidini deixou o solo para se apoiar nas agarras. Com apenas 11 anos ele subiu parte da parede e afirma que medo não houve. Sua mãe, Luciane Ramos, também escalou a via, assim como o pai de Gustavo, Alexandre Cerino. Para a família, altura não é problema. Piloto de parapente, Alexandre conta que a aventura já faz parte da vida familiar. Testar qualquer um dos esportes disponibilizados é gratuito e basta entrar na fila para se aventurar.

Programação segue no fim de semana

Neste sábado e domingo a programação segue com os esportes, a oportunidade de conhecer os grupos de aventura e os shows. O destaque é a apresentação que encerra o Festival Alternativo. A banda gaúcha Acústicos & Valvulados finaliza os espetáculos no domingo à noite, após cerca de 20 bandas locais já terem subido ao palco. Quem deseja também pode aproveitar as banquinhas do Radical Food, versão especial do Chef and Beers preparada para o evento.

Serviço

O quê: Festival Alternativo e Eco Radical 2015

Quando: sábado e domingo, a partir das 14 horas

Onde: Arena Jaraguá

Quanto: gratuito