O primeiro eclipse solar do ano acontece neste final de semana. O sol deve ficar parcialmente coberto pela lua entre a madrugada e a manhã deste sábado (29), em um fenômeno que encanta os fãs de astronomia.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O eclipse, contudo, não poderá ser visto de Santa Catarina. O Brasil não está entre os países que conseguirão visualizar o movimento raro no céu. A Europa e a América do Norte estarão entre os privilegiados que poderão assistir ao acontecimento.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse parcial solar deste sábado vai acontecer entre às 5h51 e 9h44.

O fenômeno poderá ser visto nas seguintes regiões:

Continua depois da publicidade

  • Europa;
  • Norte da Ásia;
  • Norte e oeste da África;
  • Grande parte da América do Norte;
  • Norte da América do Sul;
  • Atlântico;
  • Ártico.

— É importante ressaltar que a quantidade de obscurecimento do Sol no eclipse parcial depende da localidade — afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

No caso da parte leste do Canadá, por exemplo, as pessoas verão 92% do Sol encoberto, enquanto que na Espanha, França e Alemanha, somente 17% do astro deve estar ocultado.

Ainda que se trate de um eclipse parcial, é preciso ter cuidado para observar o fenômeno. A recomendação é usar filtros apropriados para a observação, como vidro de soldador número 14 ou óculos específicos.

Continua depois da publicidade

Recentemente, em 14 de março, um eclipse total da Lua foi visível do Estado. O fenômeno, também chamado de “Lua de Sangue”, ocorre quando sol, Terra e lua ficam alinhados, e a lua passa na sombra da Terra, ganhando um tom avermelhado.

Diferenças entre eclipse total e parcial

O eclipse solar acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra, de forma que ela gera sombra sobre a Terra. Assim, a lua bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.

Em algumas ocasiões, a lua bloqueia somente parte da luz solar. É quando acontece o eclipse solar parcial ou anular, como acontece neste sábado.

Já quando a lua bloqueia a luz do sol totalmente, é um eclipse solar total. Nesses momentos, o astro rei é totalmente “bloqueado”, sendo possível ver somente a coroa, que é a atmosfera do sol.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1

Leia também

Veja o que esperar dos alinhamentos planetários em 2025

“Lua de sangue”: fotos impressionantes mostram como foi eclipse lunar em SC e no mundo