A última lua cheia de março poderá ser observada gratuitamente no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, com programação especial. Na madrugada desta segunda-feira (25), ocorre um eclipse lunar penumbral e os visitantes poderão fazer observação através dos telescópios disponíveis no local.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As atividades iniciam às 23h deste domingo (24) com uma palestra explicativa sobre o fenômeno. Em seguida, a partir da meia-noite, ocorre o I Encontro de Telescópios do Parque Astronômico. A observação está prevista para iniciar à 1h.
Confira fotos do local
Eclipse lunar penumbral
O fenômeno, conhecido como eclipse lunar penumbral, acontece quando a superfície da Lua é inteira ou parcialmente ocultada pela sombra da Terra, ao se posicionar entre a Lua e o Sol.
Continua depois da publicidade
— O eclipse que ocorrerá na madrugada do dia 25 de março será do tipo penumbral, ou seja, quando a Lua passa por uma região da Terra chamada penumbra. Como resultado, o brilho da Lua é reduzido, ao receber menos luz do Sol, formando o fenômeno — explica a coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros.
Onde fica o parque
O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² fica localizado no alto do Morro Cechinel, em Criciúma. O local é aberto diariamente, das 9h às 21h. De quinta-feira a domingo, das 20h às 21h, conta com práticas de observação gratuita nos telescópios.
Leia também
Vacina contra gripe já está disponível em Criciúma; saiba quem pode se imunizar
“Calorão” é interrompido por massa de ar frio que derruba temperaturas em SC