Apertar o botão de soneca várias vezes pela manhã pode ser um dos seus hábitos. Mas, esqueça o que até agora esta ação teve de críticas e nem pense em reconsiderar essa prática. Uma pesquisa dos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, da Universidade College London, na Inglaterra, sugere que esse comportamento pode ser um sinal de inteligência e criatividade. Ou seja, “enrolar” para acordar pode até te fazer ser mais inteligente.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Entenda mais sobre o estudo sobre comportamento de quem “enrola” para acordar
Continua depois da publicidade
Os resultados do estudo
Segundo informações divulgadas pelo estudo, praticamente todas as espécies na natureza, desde os menores microrganismos até os maiores mamíferos, incluindo os humanos, operam em um ciclo diário conhecido como ritmo circadiano. Contudo, ao contrário de outros mamíferos, os seres humanos têm a habilidade única de ajustar seu relógio biológico interno de forma consciente.
O ciclo citado pelos pesquisadores é de 24 horas, sendo influenciado por fatores como a luz do sol, a temperatura, as marés e até o vento. Porém, essa descoberta de adaptação dos seres humanos, em outras palavras, indica que podemos decidir e nos adaptar aos nossos próprios horários de dormir e acordar. Ou seja, não seria um prejuízo colocar a opção “soneca” de forma frequente. Além disso, dados do estudo revelam que a atitude tem relação com o QI de cada pessoa.
Qual a relação com a criatividade e inteligência?
A pesquisa, que envolveu mais de 20 mil jovens norte-americanos, descobriu que aqueles que preferiam dormir tarde e que tinham dificuldade em acordar cedo nos dias úteis, mas não nos finais de semana, tendiam a ter um QI mais alto do que aqueles que mantinham um padrão de sono mais tradicional. De acordo com os dados, por exemplo, adultos com um QI abaixo de 75 costumavam ir para a cama por volta das 23h41, enquanto aqueles com um QI superior a 125 geralmente iam dormir às 00h29.
Continua depois da publicidade
Analisando os horários de sono e os QIs dos participantes, os pesquisadores concluíram que pessoas que dormem mais tarde demonstram maior inteligência, pois não precisam seguir estritamente o ciclo natural de luz solar, como faziam nossos ancestrais. Isso revelaria uma maior disposição às soluções criativas que devem fazer, como não precisar da luz solar.
Outro ponto debatido pelo estudo é que admitir a necessidade de mais tempo pela manhã é visto como um sinal de boas habilidades de resolução de problemas, alta criatividade e independência. Portanto, se você é do tipo que precisa de alguns minutos extras de sono pela manhã, pode estar revelando traços de uma mente com essas características.
Depois desta amostragem, a abrangência do estudo ainda será comprovada e outros testes e pesquisas podem revelar novas descobertas. Afinal, ainda existem outros pontos de vista dentro da comunidade científica. Caso você enfrente problemas de sono ou de adaptação na rotina, as orientações ainda seguem sendo de que é necessários procurar um médico ou outro profissional de saúde antes de considerar que é apenas uma das pessoas deste grupo do estudo.
Continua depois da publicidade
Leia também
O que a melatonina faz no seu corpo quando você consome