“A profissão de administrador é uma das mais populares no país, e em Santa Catarina a opção por esta carreira tem resultado em números impressionantes. No Estado, são 159 cursos de administração em 95 instituições de ensino instaladas em todas as regiões, com mais de 5 mil alunos na área.
Continua depois da publicidade
São mais de 160 mil bacharéis em administração, sendo que 20 mil deles registrados no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), ou seja, podem atuar em empresas e instituições públicas. No Brasil são mais de 1,3 milhão de estudantes. Um em cada cinco alunos de ensino superior é de administração. É uma marca a ser respeitada. Essa opção talvez tenha origem na abrangência do campo de conhecimento.
Contudo o administrador ainda batalha para ocupar seu lugar de direito. O CRA-SC defende que cargos gerenciais em empresas e instituições públicas devem ser ocupados por administradores registrados, sob pena de multa e até prisão do infrator, como rege a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão no Brasil. No mercado, muitas vezes encontramos engenheiros na área financeira, psicólogos responsáveis pelos recursos humanos, contadores em funções de gestão, entre outros, ocupando o lugar que é do administrador.
São atuações irregulares. Para combater isso, a entidade tem fiscalizado. Neste mês, a profissão de administrador completa 48 anos. É válida a reflexão do papel imprescindível deste profissional. Ele tem o conhecimento amplo, visão apurada do funcionamento das organizações e soluções especializadas para resolução dos problemas. Estamos em um país de administradores, que precisam buscar a valorização da profissão e ao mesmo tempo ocuparem seus espaços.“
Continua depois da publicidade