O desaparecimento do ator catarinense Jefferson Machado Costa completa dois meses e segue um mistério. Ele foi visto pela última vez no Rio de Janeiro e, segundo a mãe dele, Maria das Dores, ainda não há informações sobre o que teria acontecido. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

— Onde ele está, como ele está, é um mistério. Muito triste — lamenta.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O ator de 44 anos, e a família são naturais de Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Ele, que também é jornalista e atuou na novela “Reis” da Record, sumiu em 27 de janeiro após sair de uma casa na Zona Oeste do Rio.

Quem é e o que se sabe sobre ator de SC desaparecido há mais de 40 dias

Continua depois da publicidade

A mãe afirma que não tem informações sobre a investigação, que está em sigilo. Um advogado da família é quem tem acompanhado o caso. Além disso, Maria explica que o celular do ator ainda não foi encontrado.

— A gente fica de mãos atadas, de olhos vendados, e a gente não sabe nada. E o tempo está passando e eu não sei de nada — declara.

Ela pede, ainda, que caso alguém veja uma pessoa semelhante a Jefferson, que avise a investigação.

— Às vezes, eles podem soltá-lo na beira de estrada, pedir para alguém ligar, para ver alguém parecido. Claro que ele não deve estar bonito como está nas fotos. Deve estar mais magro, cabeludo. Eu não sei, de repente alguém está dando até uma medicação, uma coisa para mantê-lo prisioneiro. Porque ele é um rapaz forte, não ia aceitar a situação. É bem complicado para uma mãe. A gente vive imaginando o que pode estar acontecendo — disse.

Quem é o ator

Jeff Machado, como é conhecido, transita em diferentes áreas como jornalismo, atuação, produção e voluntariado. Em Santa Catarina, ele trabalhou como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Em 1997, ele deixou o estado catarinense e passou a se profissionalizar, estudando atuação e outros temas, como direito e comunicação social.

Dez anos depois, em 2008, ele se mudou para Florianópolis onde atuou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV. Também atuou como voluntário na assessoria e produção de eventos beneficentes.

Porém, em 2014, ele voltou ao Rio de Janeiro. Já em março de 2022, Jeff atuou na novela “Reis”, onde interpretou um soldado filisteu.

O ator também é conhecido pelo amor a animais e era tutor de oito cães. Inclusive, a família só descobriu o desaparecimento de Jeff após os cachorros dele serem encontrados abandonados pela Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles eram chipados e identificados com o nome do catarinense, segundo a família. Dos animais, dois morreram e um não foi encontrado.

Continua depois da publicidade

Polícia investiga o caso

Um inquérito foi aberto pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A família descobriu, recentemente, que a senha de serviço de nuvem — onde se armazena arquivos virtualmente — foi alterada e a localização do celular por GPS foi desabilitada.

As mudanças ocorreram em 7 de fevereiro, 11 dias depois da família registrar o desaparecimento na Polícia Civil.

Os parentes não acreditam que essas mudanças tenham sido feitas pelo ator. Uma das teorias é de que Jefferson tenha sido vítima de um golpe e que pode estar em poder de uma ou mais pessoas conhecidas dele.

Leia também:

Operação mira grupo suspeito de atirar em bombeiros militares em SC

VÍDEO: Avião de empresa blumenauense cai logo após decolagem a caminho de SP