*GUILHERME NETO

Por conta da pandemia do novo coronavírus, competições esportivas das mais diversas modalidades, para não dizer todas, foram interrompidas como forma de evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio da Covid-19. Isso culminou na decisão inédita de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para o ano que vem.

Continua depois da publicidade

​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus​

Embora sejam disputados em arenas digitais, muitos torneios de games também foram paralisados. Isso porque muitos deles contam com partidas presenciais, alguns inclusive com a participação de torcida em arenas lotadas. Porém, mesmo competições on-line como o Circuito Desafiante de League of Legends (LoL) precisaram ser suspensas. Isso porque todas envolvem o deslocamento de jogadores e funcionários para os respectivos QGs.

Nesse meio tempo, floresceram competições amadoras pela internet. A que mais chamou a atenção foi o CBolão, nome que parodia o famoso CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (game em que os jogadores assumem o papel de “invocadores”, que precisam superar o time adversário de “invocadores”).

Continua depois da publicidade

O torneio sem premiação – organizado pelo streamer Gustavo Baiano – reuniu jogadores e ex-jogadores profissionais em times que remetiam a bem sucedidas formações do passado, além de atrair streamers e gamers amadores famosos.

> Painel do Coronavírus: veja o mapa de evolução do vírus em SC e no Brasil

Cada um na própria casa. O objetivo era incentivar doações dos espectadores: todo o dinheiro arrecadado seria revertido a organizações de combate à Covid-19. Ao fim, o campeonato conseguiu levantar R$ 125 mil e atraiu uma audiência que chegou a bater os 100 mil espectadores simultâneos. O número de espectadores superou, inclusive, o registrado em competições oficiais que também passaram a adotar o formato on-line como as ligas oficiais da Europa e da América do Norte de League of Legends.

Assim como esses dois torneios, o CBLoL também vai retornar em disputas inteiramente pela internet. Apesar do retorno de torneios de games fazer a alegria dos torcedores em quarentena, as condições adversas de realização desses campeonatos e o risco de contágio pela Covid-19 levaram alguns jogadores a pedirem o cancelamento da LCS, nos EUA.

> Atualização do Facebook permite abraço à distância

Segundo um levantamento do jornalista Travis Gafford, quase dois terços dos players pediram pela interrupção da liga norte-americana, cujas finais seguem confirmadas para os dias 18 e 19 de abril. Segundo Grafford, a preocupação com a saúde e o desejo de alguns jogadores internacionais de voltarem ao país de origem são os principais motivos alegados.

Continua depois da publicidade

e-sports-1
(Foto: Belga, AFP)

Outros torneios virtuais pelo mundo

Outras competições que seguiram no ambiente on-line, com funcionários em home office, foi a Liga Overwatch, que tem sofrido com problemas como falhas de áudio e vídeo, e quedas de conexão, compreensíveis levando em conta o contexto.

Na Bélgica, o canal de TV RTBF exibiu a corrida de ciclismo do Virtual Tour of Flanders no início do mês. A 104ª edição da corrida de ciclismo, programada para 5 de abril, foi cancelada por causa da pandemia. Assim, 13 ciclistas correram os 32 km finais da tour em protótipos de bicicleta em casa.

> Música solidária: Artistas fazem superlive para arrecadar doações para vítimas da Covid-19

Na TV aberta e fechada, tivemos algumas experiências interessantes, como a do canal de televisão FOX, que colocou atletas para disputar, em partidas amistosas, games oficiais das respectivas modalidades, como Nascar e NFL, com direito a narradores e comentaristas. Fórmula 1 e a La Liga, campeonato espanhol de futebol, têm adotado estratégias semelhantes.

Será que a moda pega?

*Com informações da AFP