*GUILHERME NETO
Por conta da pandemia do novo coronavírus, competições esportivas das mais diversas modalidades, para não dizer todas, foram interrompidas como forma de evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio da Covid-19. Isso culminou na decisão inédita de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para o ano que vem.
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Embora sejam disputados em arenas digitais, muitos torneios de games também foram paralisados. Isso porque muitos deles contam com partidas presenciais, alguns inclusive com a participação de torcida em arenas lotadas. Porém, mesmo competições on-line como o Circuito Desafiante de League of Legends (LoL) precisaram ser suspensas. Isso porque todas envolvem o deslocamento de jogadores e funcionários para os respectivos QGs.
Nesse meio tempo, floresceram competições amadoras pela internet. A que mais chamou a atenção foi o CBolão, nome que parodia o famoso CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (game em que os jogadores assumem o papel de “invocadores”, que precisam superar o time adversário de “invocadores”).
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O torneio sem premiação – organizado pelo streamer Gustavo Baiano – reuniu jogadores e ex-jogadores profissionais em times que remetiam a bem sucedidas formações do passado, além de atrair streamers e gamers amadores famosos.
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Cada um na própria casa. O objetivo era incentivar doações dos espectadores: todo o dinheiro arrecadado seria revertido a organizações de combate à Covid-19. Ao fim, o campeonato conseguiu levantar R$ 125 mil e atraiu uma audiência que chegou a bater os 100 mil espectadores simultâneos. O número de espectadores superou, inclusive, o registrado em competições oficiais que também passaram a adotar o formato on-line como as ligas oficiais da Europa e da América do Norte de League of Legends.
Assim como esses dois torneios, o CBLoL também vai retornar em disputas inteiramente pela internet. Apesar do retorno de torneios de games fazer a alegria dos torcedores em quarentena, as condições adversas de realização desses campeonatos e o risco de contágio pela Covid-19 levaram alguns jogadores a pedirem o cancelamento da LCS, nos EUA.
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Segundo um levantamento do jornalista Travis Gafford, quase dois terços dos players pediram pela interrupção da liga norte-americana, cujas finais seguem confirmadas para os dias 18 e 19 de abril. Segundo Grafford, a preocupação com a saúde e o desejo de alguns jogadores internacionais de voltarem ao país de origem são os principais motivos alegados.
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Outros torneios virtuais pelo mundo
Outras competições que seguiram no ambiente on-line, com funcionários em home office, foi a Liga Overwatch, que tem sofrido com problemas como falhas de áudio e vídeo, e quedas de conexão, compreensíveis levando em conta o contexto.
Na Bélgica, o canal de TV RTBF exibiu a corrida de ciclismo do Virtual Tour of Flanders no início do mês. A 104ª edição da corrida de ciclismo, programada para 5 de abril, foi cancelada por causa da pandemia. Assim, 13 ciclistas correram os 32 km finais da tour em protótipos de bicicleta em casa.
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Na TV aberta e fechada, tivemos algumas experiências interessantes, como a do canal de televisão FOX, que colocou atletas para disputar, em partidas amistosas, games oficiais das respectivas modalidades, como Nascar e NFL, com direito a narradores e comentaristas. Fórmula 1 e a La Liga, campeonato espanhol de futebol, têm adotado estratégias semelhantes.
Será que a moda pega?
*Com informações da AFP