As imagens do catarinense Jorginho, naturalizado italiano, cobrando o último pênalti na semifinal da Eurocopa 2020 parece até um “replay” de outra cobrança feita pelo jogador. O meio-campista é conhecido pela sua forma peculiar de cobrar a penalidade máxima, mas o que impressiona desta vez é que o cenário e todas as reações foram exatamente iguais. O vídeo realmente parece um replay (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O “segredo” da cobrança de pênalti de Jorginho é definir para que lado vai chutar no exato momento em que coloca os pés na bola. O “salto” antes de bater a penalidade também é característico do jogador. Depois de dar o pulo, ele olha para que lado o goleiro vai defender e, rasteiro, chuta na direção oposta. Quando o arqueiro não se mexe, o catarinense segue a intuição.

Na cobrança de pênalti na partida contra a Espanha pela Euro, Jorginho estava de azul, representando a Itália. Na semifinal da Copa da Liga Inglesa, na temporada 2018/19, o catarinense também vestia o uniforme azul do Chelsea no jogo contra o Totteham. Nas duas ocasiões, os gols de pênalti foram exatamente iguais.

Os goleiros das duas partidas, Simón (Espanha) e Gazzaniga (Totteham), estavam de laranja e fizeram o mesmo movimento. Enquanto eles pulam para o lado direito, Jorginho joga rasteiro no lado esquerdo dos arqueiros que, inconformados, já levantam antes mesmo de cair por completo no gramado.

Continua depois da publicidade

> Faraco: Euro 2020 deixa uma lição: Ao ataque!

Nos dois jogos, as equipes que Jorginho representava foram classificadas para a final: uma da Eurocopa e outra da Copa da Liga Inglessa. Enquanto na Euro, o catarinense foi o último a bater, na Carabao Cup o meio-campista foi o penúltimo e quem finalizou as cobranças para o Chelsea foi David Luiz, também brasileiro.

O batedor oficial da Itália ficou por último na fila de cobrança no jogo desta terça-feira pelo Eurocopa. A responsabilidade era grande, mas Jorginho supriu as expectativas. O italiano Locatelli começou errando a penalidade, mas, por sorte, Olmo da Espanha também não acertou a meta. Depois Belotti, Gerard Moreno, Bonucci, Thiago e Bernardeschi concluíram com êxito as cobranças.

> Brasil x Argentina; Neymar x Messi; a vingança da Copa América

Morata da Espanha errou a cobrança e aí chegou a vez de Jorginho. Se ele acertasse, a classificação da Itália estaria garantida. Se errasse, precisaria torcer para que os espanhóis escorregassem a última cobrança. Com classe e muita frieza, Jorginho fez como sempre faz: rasteiro no lado esquerdo do goleiro, ele colocou a Azurra na final da Eurocopa 2020.

Vídeos de diversos pênaltis do catarinense de Imbituba mostram que a forma é peculiar e muito parecida em todas as cobranças. Mas o que mais importa: é eficaz e dá muito certo. Com 29 anos, o meio-campista está no auge da carreira. Agora fica a dúvida: será que Jorginho vai conquistar a Champions League e a Eurocopa no mesmo ano? 

Continua depois da publicidade

Leia também

Presidente do Haiti é morto a tiros dentro da própria casa

Homem filmado matando jovem diz não se lembrar do crime

Saiba quais trabalhadores da indústria serão vacinados em SC