Segundo o especialista Nivaldo Kuhnen, os armazéns de fertilizantes precisam de controle da qualidade do ar, ficar em ambiente ventilado e não podem estar em contato com matéria orgânica.
Continua depois da publicidade
Diário Catarinense – Qual a forma correta de armazenar fertilizantes?
Nivaldo Kuhnen – Pode ser acondicionado a granel, em depósitos com salas secas e limpas. A concentração do ar deve ser controlada e não pode passar de quatro miligramas por metro cúbico. O controle é feito com a coleta do ar e medição, um cálculo normal para quem é do ramo. Ele precisa ser protegido da umidade e também da água, que faz o fertilizante dissolver e virar poluente ambiental.
DC – Misturar fertilizantes com outros produtos químicos pode aumentar os riscos?
Kuhnen – O produto não pode estar em contato com material orgânico, principalmente óleos, combustível e derivados de óleo. Isso porque uma combustão química precisa de combustível, que é a matéria orgânica e oxigênio, liberado pela decomposição do fertilizante.
Continua depois da publicidade
DC – Como começam as combustões desse tipo de material?
Kuhnen – Normalmente são causadas pelo aquecimento da fiação ou pela tubulação quente. Mas a própria reação química libera calor e pode iniciar a combustão.
DC – É possível afirmar que quanto maior a concentração de fertilizantes maior o perigo?
Kuhnen – Sim, a afirmativa é verdadeira. Se a reação de decomposição começa, o calor não se dissipa e aumenta a velocidade da reação. A cada aumento de 10ºC, a velocidade da reação dobra.
DC – Nos armazéns é obrigatório ter ar-condicionado?
Kuhnen – Não é obrigatório, basta a ventilação normal, com janelas.
DC – Como deve ser o transporte?
Kuhnen – Em caminhões basculantes (caçambas) e quando for embalado, em embalagens de polietileno com peso de até uma tonelada.