A lista de práticas esportivas é gigante e diversa, não é mesmo? Ao buscarmos dividir os esportes, algumas categorias aparecem, como os esportes mais perigosos de todo o mundo. Embora seja subjetivo determinar qual esporte é o mais perigoso de todos, reunimos cinco práticas que destacam-se pelo alto risco em que os atletas são submetidos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris
O objetivo desta lista não é dar medo ou impedir que a prática seja realizada. Porém, a intenção é justamente apresentar esportes que podem fazer com que o atleta precise de um cuidado extra, que podem gerar lesões graves ou até mesmo a morte, caso tenham problemas na execução. Além disso, a seleção dos esportes mais perigosos do mundo pode ajudar os mais corajosos a encontrar um novo hábito. Para selecionar os esportes, realizamos a pesquisa em portais especializados e blogs sobre o tema.
Continua depois da publicidade
Conheça a lista dos cinco esportes mais perigosos do mundo
*Fotos: Banco de imagens
Corrida de touros ou tourada
Enfrentar um touro já é um risco por si só caso você encontre algum na natureza ou no habitat natural. Imagine então fazer isso por diversão, hobby ou até mesmo trabalho. É isso que os atletas da corrida de touros ou tourada enfrentam com frequência. Em países como a Espanha, por exemplo, este é um dos esportes mais populares.
Pode ser realizada em estádios, onde o touro fica no meio e os atletas buscam dominá-lo; ou pelas ruas das cidades, em que o objetivo é justamente fazer com que a população que participa fuja dos touros. Neste último caso, os animais circulam pelas ruas. Atualmente, as touradas são bastante questionadas, por ativistas de bem-estar animal, já que os touros passam por momentos de tensão e sofrimento para o esporte. Alguns países já até baniram, como Chile, mas outros ainda realizam o esporte.
Continua depois da publicidade
Escalada em montanha
Bom, a escalada em montanha, independente do tamanho já pode ser considerada como um esporte com alto risco. Porém, quando imaginamos a escalada em montanhas de altura é ainda mais perigoso. Por isso, esse esporte integra a lista dos mais perigosos de todo o mundo. Locais como Monte Everest, o pico mais alto do mundo, são utilizados como espaço para esse esporte com desafios extremos.
Dificuldade para respirar pela queda de oxigênio na atmosfera, possibilidade de avalanches de neve, frio ou até mesmo calor extremo. A lista de riscos é grande e a preparação para a escalada em altas montanhas é longa. Além do risco no momento em que o atleta está praticando, a escalada em altura pode gerar doenças posteriores pela exposição à altitude.
Wing Walking
Quando você souber mais sobre esporte, vai duvidar que existam atletas capazes de fazer (isso se você não for corajoso, ok?). O Wing Walking é, nada menos do que a prática em que os atletas ficam do lado de fora de aviões ou aeronaves realizando movimentos, ou andando, em cima das asas do veículo. Presos com dispositivos de segurança, eles precisam ter coragem para enfrentar os movimento do voo, o risco de desprenderem-se do avião, além das turbulências.
Continua depois da publicidade
Base jumping
Esse esporte destaca-se entre os mais perigosos do mundo já que é necessário acreditar que tudo vai dar certo. O base jumping consiste em o atleta jogar-se de penhascos, montanhas, prédios, enfim, em direção ao solo usando um paraquedas para amortecer a velocidade.
Problemas técnicos ou de equipamento são praticamente fatais e os atletas de base jumping precisam ser detalhistas quanto ao cumprimeiro das regras. Dessa forma, o risco do base jumping é tão grande que, em algumas listas, aparece como o mais perigoso de todos.
Surf de ondas gigantes
Um dos esportes perigosos mas populares pode ser o surf de ondas gigantes. Isso porque, atualmente, as provas mais conhecidas do mundo possuem amplas transmissões pela internet e até mesmo, televisão. O surf de ondas gigantes pode ser praticado em locais como Nazaré, em Portugal.
Continua depois da publicidade
As ondas gigantes podem alcançar até 30 metros, em média, e os atletas precisam chegar até lá com auxílio, já que não conseguem remar até o local na maioria das vezes. Além de poderem ser engolidos pelas ondas, os surfistas lidam com o perigo de chocarem-se com recifes ou corais, com a força das ondas e com a interferência das condições naturais.
Maya Gabeira, Lucas Chumbo e Pedro Scooby são atletas brasileiros que possuem grande destaque nesse esporte que encerra a lista dos mais perigosos do mundo.