Anéis e alianças são acessórios muito especiais para a gente. Eles, normalmente, significam momentos importantes no nosso relacionamento, como um namoro, noivado ou casamento. Por isso, nunca queremos desgrudar deles e tirá-los dos dedos. Porém, sabia que isso pode ser muito perigoso caso você decida praticar uma corrida?

Continua depois da publicidade

Se você não sabia, vai entender nessa reportagem quais os riscos que pode passar quando quiser correr e esquecer desses acessórios. Além disso, te contamos mais sobre o funcionamento do corpo durante as corridas.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Como o corpo incha durante uma corrida ou caminhada

Muito provavelmente você já sentiu certo inchado do seu corpo durante a prática de algum exercício mais intenso, como uma corrida longa. Isso é bastante comum, principalmente nas regiões dos dedos dos pés e das mãos. 

Continua depois da publicidade

Sempre que estamos expondo nosso corpo à prática física, nossa circulação aumenta. Assim, com o fluxo sanguíneo acelerado, pequenos vazamentos de fluídos ocorrem entre as células. Como os dedos possuem uma grande concentração de vasos, acaba sendo a região que mais sofre com os inchaços.

Além disso, durante qualquer exercício, principalmente em dias quentes, tomamos muita água. Isso pode causar a chamada hiponatremia, que tem como um dos sintomas o inchaço do corpo.

Um último motivo que leva ao inchaço é como movimentar as mãos. Caso você balance muito o braço durante uma corrida – o que é bastante comum também – isso acaba gerando uma acumulação de líquidos na região, levando ao inchaço.

Continua depois da publicidade

E por que devo retirar anéis e alianças antes uma corrida?

O inchaço que citamos acima varia de pessoa para pessoa. Um indivíduo pode correr uma maratona com alta intensidade e não ter nenhuma variação nos seus dedos. Porém, outro pode realizar o mesmo circuito e acabar com as mãos totalmente inchadas. Cada corpo reage de uma forma.

Assim, ter algo nos dedos acaba bloqueando a circulação sanguínea. Para evitar desconfortos, sensação de formigamento, o acessório ficar preso ou até pequenos ferimentos, é bem importante retirar aliança e todos os anéis antes de uma corrida.

Existem, até mesmo, casos mais graves onde o inchaço pode ser mais intenso e o uso do anel ocasiona uma gangrena, que é a morte do tecido.

Continua depois da publicidade

Meu dedo inchou e o anel ficou preso: e agora?

Você não seguiu as dicas, correu com um anel no dedo e ele ficou preso. E agora, o que fazer? Calma, existem diversas soluções para resolver esse problema. Não se desespere.

  • Água gelada: a primeira dica e mais eficiente é colocar sua mão em uma vasilha com água bem gelada. Isso causa uma retração nas suas artérias, fazendo com que o inchaço diminua e fique mais fácil retirar o anel.
  • Movimente as mãos: o sangue precisa voltar a se movimentar. Uma ótima força disso é movimentando os braços e dedos, abrindo e fechando a mão.

Continua depois da publicidade

  • Deslize pelo dedo: besunte seu dedo com algum produto deslizante, como óleo, detergente, pomada ou sabonete. Caso seu dedo não esteja tão inchado, o anel irá deslizar com tranquilidade para fora.

Como evitar o inchaço dos dedos durante a corrida?

Já foi notado que esse inchaço do corpo ocorre em maior incidência quando os exercícios físicos são realizados em dias de muito calor. Então, a primeira dívida para evitar ter problemas com seus dedos durante uma corrida é escolher horários com temperaturas mais frescas, principalmente em casos de atividades que exigem mais intensidade.

Além disso, faça movimentos equilibrados com suas mãos. Por exemplo, levante as mãos para o alto em alguns momentos para auxiliar no fluxo sanguíneo e, também, abra e feche os dedos, assim que perceber qualquer variação de inchaço neles.

Continua depois da publicidade

Por fim, equilibre a quantidade de água que você irá ingerir durante a corrida. É muito importante a hidratação e inserir líquidos durante uma atividade, porém não exagere. Crie um plano balanceado e tome água nos momentos que sentir sede, sem ser com muito excesso.

Correr e manter uma rotina de atividades é excelente e muito recomendado por todos os profissionais da saúde. Mas, para isso não tornar-se um incômodo, sempre retire suas joias e acessórias para garantir sempre seu melhor desempenho.

Leia também

Entenda os riscos do fentanil, responsável por onda de mortes nos EUA

Ozempic natural? Os alimentos que emagrecem como o medicamento