Saudades é uma pequena cidade no Oeste de Santa Catarina, segundo o censo de 2010 o município possui nove mil habitantes, entre todos esses uma mulher se destaca: Neuza Inês Back, de 31 anos. Árbitra assistente, ela é uma das melhores na função em todo o Brasil e até por isso foi escolhida para ser a representante do país na Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto.

Continua depois da publicidade

Neuza Inês Back será a representante do Brasil na Olimpíada

Neuza começou na arbitragem quando as mulheres ainda eram exceção no futebol, porém sua dedicação a corou com um escudo Fifa, que carrega no peito desde 2014. Com apenas dois anos na entidade ela trabalhará nos Jogos, algo que transformou a professora de educação física em uma estrela em Saudades.

– Foi um alvoroço muito grande na minha cidade. Ela é pequena e nunca tivemos ninguém nas Olimpíadas. Foi uma euforia – contou a assistente pouco depois de ser homenageada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), na festa do Top da Bola, por ser escalada para o Rio 2016.

Continua depois da publicidade

Por ser de uma cidade pequena, o gosto da conquista é ainda mais especial, porque para chegar ao quadro da Fifa ela teve que superar mais etapas, tudo sempre com muito trabalho, esforço que faz ela ser reconhecida por sua qualidade, não só pela beleza.

–Um pouco da minha felicidade é por causa disso, eu estou indo por causa do meu trabalho. Quando me destaquei na FCF e me indicaram para a CBF sempre me dediquei muito a estudar tudo, foi assim também na Conmebol – analisa Neuza Inês Back.

Arbitragemde SC reconhecida

A FCF não tem como destaque apenas Neuza. Árbitro do Brasil na Copa do Mundo de 2014, Sandro Meira Ricci também estará na Olimpíada. Ele está no quadro da Federação desde dezembro de 2014. Além disso, o árbitro Heber Roberto Lopes e o assistente Kléber Lúcio Gil serão os representantes brasileiros na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, em junho.

Continua depois da publicidade

– É o reconhecimento do trabalho feito em Santa Catarina. E ainda tem os outros ótimos profissionais aqui, como a Nadine (Câmara Bastos) que também é Fifa e uma das melhores do Brasil – completou Neuza.