É falso e-mail pedindo fotos dos seios de mulheres que receberam a vacina da Pfizer em Florianópolis. A mensagem, supostamente enviada pela prefeitura da Capital, diz que o órgão está analisando os efeitos colaterais do imunizante. A prefeitura esclareceu o boato e alertou para as fakes news.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A mensagem é enviada por um e-mail nomeado como “Prefeitura de Florianópolis” e, ainda, tem a logomarca do Executivo da Capital como foto de perfil. O texto diz que as fotos servirão para controle e estudo dos efeitos colaterais da Pfizer e pede para que as fotos sejam enviadas em até sete dias para o e-mail ou por um número de WhatsApp.
A prefeitura, que recebeu a denúncia pelas redes sociais, informou que não envia e-mail de cunho sexual pedindo quaisquer fotos sobre a vacinação contra Covid-19 e também orientou a população a checar a origem das informações nas páginas oficiais do órgão.
A especulação de que a vacina da Pfizer aumenta os seios começou depois que uma norueguesa viralizou nas redes sociais dizendo que seus seios aumentaram com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Outras jovens também começaram a reportar seus relatos sobre o efeito.
Continua depois da publicidade
> Vacina da Pfizer aumenta os seios?
A médica mastologista e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Érica Traebert, esclarece que não há na literatura científica nenhum caso reportado até agora de crescimento das mamas como efeito adverso dos imunizantes contra a Covid-19.
Leia também
Pode fumar depois da vacina da Covid-19?