A Diretora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, destacou que os consumidores que sofrerem com a falta de água devem priorizar e organizar o seu consumo seguindo algumas regras básicas.
Continua depois da publicidade
A água potável (filtrada ou tratada) deve ser usada prioritariamente para beber, para a lavação das mãos e preparo dos alimentos a serem consumidos (na quantidade necessária). As pessoas devem evitar o contato com animais além do necessário e os cuidados com higiene devem ser redobrados com as crianças, os idosos e com as pessoas acamadas.
Quem paga a multa?
O leitor Carlos, morador do bairro Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, questiona qual seria a vantagem de punir as empresas concessionárias de serviço público com multas pesadas, se o dinheiro para pagamento dessas multas vai acabar saindo do bolso dos próprios consumidores? Para ele, as agências reguladoras deveriam exigir a demissão sumária de seus diretores por incapacidade administrativa e uma ação civil conjunta para indenizar os prejuízos dos consumidores.
Continua depois da publicidade
A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) notificou a Casan na quinta-feira passada. A Companhia corre o risco de receber multa máxima de R$ 80 mil em cada um dos 55 itens avaliados.
Dicas de segurança para turistas
Retiro de um panfleto distribuído pela Polícia Civil as seguintes orientações aos turistas: não ande sozinho. Sempre que for possível, evite andar desacompanhado por locais isolados ou em horas avançadas.
Em uma festa ou reunião, espere pela companhia de um amigo para saírem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se.
Continua depois da publicidade
Caminhe junto à guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita, entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda. Ao parar em pontos de ônibus, procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais.
Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas. Não grite e nem discuta com eles – seu nervosismo poderá aumentar a tensão sob a qual agem e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor.