Vamos combinar: o ano começa mesmo hoje! E, pra mim, a Quarta de Cinzas convida a recomeçar. Trago como inspiração o ator Luiz Gustavo, que acaba de “renascer”: “este momento é o mais feliz da minha vida”, diz ele, depois de lutar 33 dias numa UTI contra uma doença misteriosa. “Todos os dias eu pensava que ia morrer. E todos os dias, com o amor de amigos e da família, a vida me dava uma nova oportunidade de acreditar que eu podia vencer. Quando eu acreditei nisso, aconteceu!”, conta Luis. E como uma fênix, que renasce das cinzas, ele está de volta, trazendo experiências pra gente anotar no caderninho: “acho que subestimava minha vida – não dava o devido valor! Quando quase morri, descobri que viver é muito bom”. E agora, aos 80 anos, ele se sente com 15 – “pronto pra curtir a vida como nunca”, brinca. Que tal aproveitar esta lição e entender que é possível também renascer pra vida sem precisar quase morrer?

Continua depois da publicidade

Tratamento de graça

Você conhece alguém que tenha sido diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva? Ela diminui a capacidade de respiração e é muito comum em fumantes e ex-fumantes. Pois este é o público-alvo do programa “Inspirar”, da Universidade do Estado de Santa Catarina, que oferece tratamento fisioterapêutico de graça. O programa é realizado em três sessões semanais, que mantêm o pulmão sem secreção pulmonar, evitando a instalação de pneumonias de repetição e, consequentemente, a internação. Tudo acontece na Udesc, em Coqueiros, Florianópolis. Mais informações pelo número (48) 3321-8602 ou pelo e-mail elaine.paulin@udesc.br.

Para formar escritores

Continua depois da publicidade

Esta vai para os tantos talentos da escrita, nosso leitores, que me brindam todas a as semanas com um texto mais especial que outro: estão abertas as inscrições para o Programa Sesc de Criação Literária, em 10 unidades de Santa Catarina. O projeto, antes conhecido como Curso de Formação de Escritores, é um laboratório de autoria, no qual os participantes realizam exercícios de escrita literária em diversos gêneros e escrevem seus textos com acompanhamento crítico dos assessores. O orientador, Francisco Gregório Filho, é contador de histórias e escritor. Ele desenvolve este trabalho há 20 anos, no Rio de Janeiro e outras cidades do país. Mais informações no http://portal.sesc-sc.com.br.