Com a estreia, nesta sexta, de Antes da Meia-Noite, último filme da trilogia lançada em 1995, as DRs voltam à tona. No filme, Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) discutem a realçaõ posta à prova depois de anos de convivência. Neste embalo, listamos outros 10 longas que se baseiam na conhecida conversa entre casais.
Continua depois da publicidade
>> Closer (2005):
O emaranhado emocional pauta as relações amorosas de Closer. O filme acompanha os encontros e desencontros amorosos de quatro personagens entre si. Anna (Julia Roberts), é uma fotógrafa que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.
>> Cenas de um Casamento (1973)
Há 10 anos, Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) são casados e levam uma vida confortável. Certo dia, um casal de amigo deles, Katarina (Bibi Andersson) e Peter (Jan Malmsjö), vêm para um jantar. Logo Katarina e Peter demonstram que seu casamento passa por uma série crise e Johan e Marianne tentam acalmar seus convidados, Semanas depois, Marianne descobre que está grávida e Johan, ao saber, não demonstra nenhum contentamento. O relacionamente fica abalado o casal se dá conta da deterioração de sua vida a dois.
Continua depois da publicidade
>> 500 dias com Ela (2009)
Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Após duas semanas, os dois começam um relacionamento. Tempo depois, altos e baixos assolam a relação, que se transforma em sofrimento.
>> Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam entre os dois.
>> Eu sei que vou te amar (1986)
Um casal jovem que se ama até o delírio resolver viver em duas horas um jogo da verdade sobre tudo o que já lhes aconteceu, numa psicanálise filmada com risos e lágrimas. Um filme que começa com um “final feliz” (um casamento) e acaba com outro tipo de final feliz, mais amargo, porém profundo. Com Fernanda Torres.
>> Cópia Fiel (2010)
James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.
Continua depois da publicidade
>> Celeste e Jesse para sempre (2012)
Celeste (Rashida Jones) e Jesse (Andy Samberg) se conheceram na escola e logo resolveram se casar. Agora aos 30 anos, Celeste cuida de sua própria firma de consultoria, enquanto Jesse está mais uma vez desempregado e não parece se esforçar muito para mudar a situação. É quando ela decide que o melhor que ambos têm a fazer é se separar, já que isto acontecerá mais cedo ou mais tarde e, se for logo, eles ainda poderão continuar amigos. Apesar de ainda ser apaixonado pela esposa, Jesse aceita a proposta.
>> Apenas o fim (2008)
Na faculdade Antônio (Gregório Duvivier) é procurado por sua namorada (Erika Mader), que lhe avisa que pretende fugir de casa e recomeçar a vida em outro local. Ele tenta convencê-la do contrário, sem sucesso. Os dois concordam em passar a próxima hora juntos, relembrando momentos do passado e imaginando o futuro.
>> Amores Possíveis (2001)
Há 15 anos, Carlos (Murilo Benício) foi ao cinema para se encontrar com Julia (Carolina Ferraz), sua colega de faculdade, por quem estava apaixonado. Entretanto, a espera é em vão, já que Julia não aparece, deixando Carlos sozinho no hall do cinema. Durante a espera, acontece algo que irá mudar a vida de Carlos para sempre. Quinze anos após este acontecimento, passa-se a acompanhar três versões possíveis e distintas da vida de Carlos. Na primeira, ele é um homem que se divide entre a estabilidade de uma vida segura e um casamento morno. Na segunda, ele é um homossexual que colocou a paixão acima de tudo. E na terceira ele é um homem que ainda não descobriu o amor e que busca a mulher ideal.
>> Separações (2002)
Cabral (Domingos de Oliveira) é casado com Glorinha (Priscilla Rosenbaum). Insatisfeitos com o casamento, eles resolvem dar um tempo, que se transforma numa verdadeira separação quando Glorinha se apaixona por Diogo (Fábio Junqueira), um arquiteto da sua idade. Cabral, de quem partiu a idéia de dar um tempo, percebe o erro que cometeu e, corroído pelo ciúme, usa de todos os meios para reconquistar a esposa. Nesse processo envolvem-se várias pessoas próximas ao casal.
Continua depois da publicidade