Margaridas, manacás e dentes de leão são algumas das plantas que dão cores a um jardim tratado com muita estima e cuidado por José Mauri da Silva, 53 anos e Claudete de Silva, 55 anos. O casal, morador da Rua Hildegard Fischer, no bairro Água Verde, é proprietário da casa vencedora da segunda edição do Concurso de Jardins de Blumenau realizado pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Apesar da beleza no quintal, a residência revela que ao longo de 27 anos em que eles moram no local, apenas nos últimos dois ambos conseguiram deixar o espaço do jeito que sempre sonharam.

– Depois de muito tempo é que deixamos o jardim mais ajeitado. Procuramos flores especiais, que dão o ano inteiro, em diversas floriculturas da cidade e não encontramos. Cada planta é especial. É o caso das margaridas. Antigamente, aqui na cidade se via muito dessa flor nas casas, e hoje quase não se vê – ressalta Claudete.

Dedicação desde a infância

José lembra que o hábito de cuidar das plantas e o contato com a terra vem desde criança, quando a família morava no município de Ilhota. A decisão de se inscrever no concurso foi devido a outro costume.

Continua depois da publicidade

– A gente participou porque eu vi na internet, na página do Santa, que estavam aberta as inscrições. Não tínhamos a intenção de ganhar, até mesmo porque vimos que tinham outros jardins mais completos. O nosso é simples, mas é feito com muito amor. Acho que isso faz a diferença no final das contas – destaca ele.

Como premiação, o casal ganha o montante equivalente ao valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel, que é R$ 468. Os jurados do concurso levaram em consideração quesitos como diversidade, harmonia, beleza, estado, enquadramento paisagístico, recursos, manutenção e posicionamento. A iniciativa da competição tem como objetivo estimular os moradores a cuidarem dos jardins e da cidade.