Uma mensagem que pede dados para fazer o agendamento da vacinação contra a Covid-19 tem circulado no WhatsApp entre os moradores de Santa Catarina. A prefeitura de Florianópolis alertou que o conteúdo é falso.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Os golpistas se identificam como representantes do “Minitério da Saúde” e utilizam um número com DDD 49. O usuário ainda usa na foto de perfil a logomarca do órgão. O conteúdo da mensagem diz:

“- Olá, boa noite.

Sou Ana representante do Ministério da Saúde, viemos por meio dessa plataforma online realizar o agendamento de sua vacinação contra a COVID-19.

Continua depois da publicidade

Vamos lá, para começar o registro digite .”

A isca usada pelos golpistas é a possibilidade agendar uma data para a vacinação. Porém, o agendamento da imunização pelo telefone, em locais que utilizam esse sistema, é feito pelas prefeituras das cidades.

A secretaria de Saúde de Florianópolis informou que o agendamento de vacinação é feito exclusivamente pelo número (48) 9688-9545 para grávidas e puérperas com comorbidades e para aqueles que estão dentro do intervalo necessário para tomar a segunda dose.

> Site tira de contexto e-mails de Anthony Fauci sobre máscaras e origem do coronavírus

A prefeitura de São José disse que ultiliza apenas o site do órgão para realização do cadastro de vacinação. Já a secretaria de Saúde de Chapecó faz os agendamentos apenas pelo site e não utiliza um número de WhatsApp.

Leia também

É falso tuíte que afirma que OMS recomendou 3ª dose de Coronavac

Tuíte engana ao sugerir que Bolsonaro recusou oferta anterior da Pfizer para conseguir mais vacinas

Vídeo enganoso de 2018 volta a circular para descredibilizar Datafolha