O secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, subiu o tom na noite desta quarta-feira (6) contra as pessoas que não estão respeitando as regras para evitar o avanço do novo coronavírus. O chefe da pasta chegou a dizer que é “desanimador” ver a falta de cuidado de muitos nas ruas da cidade.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Neste meio de semana, Blumenau chegou à marca de 263 casos da Covid-19, segundo o governo do Estado. Dados da prefeitura apontam 273 pacientes infectados. Ao ser questionado pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) sobre o contexto do coronavírus no município, Winnetou disparou:
— Quando a gente transita na rua, é desanimador. As pessoas não estão fazendo uso correto [das máscaras], não estão usando máscaras, não estão fazendo as medidas que a gente orienta. A população ainda não entendeu a gravidade da situação, o momento que estamos vivendo, e não está fazendo o dever de casa. Não adianta nada o poder público fazer o trabalho, fazer locais de teste rápido, fazer articulação com os hospitais, se a população não entender que tem que, sim, fazer o devido uso da máscara, fazer o isolamento social, fazer a lavagem das mãos com água e sabão, manter distanciamento.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Continua depois da publicidade
O secretário ainda complementou e destacou que a luta contra a Covid-19 está longe de ser vencida.
As pessoas relaxaram, acham que passou. O vírus está aí e se nós relaxarmos ainda mais, teremos um impacto no nosso município.
Leia também: Inquérito aponta irregularidades no repasse de recursos da prefeitura de Blumenau para o Consórcio Siga
Conforme dados da prefeitura de Blumenau, a cidade tem seis pacientes hospitalizados, sendo que quatro estão em enfermaria e dois na UTI. Outros 175 estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados por equipes da Saúde da cidade, e 91 são considerados recuperados do novo coronavírus.