A RD Station iniciou o maior evento de marketing do Brasil, o RD Summit, falando sobre as novidades da empresa, futuros investimentos e produtos que serão aprimorados. O foco principal da companhia é desenvolver soluções para e-commerce, investir no WhatsApp com IA e continuar atendendo as necessidades dos clientes.

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A companhia, que expandiu o portfólio nos últimos anos, passa agora a reunir suas soluções por jornadas multiproduto. Como parte da estratégia, a empresa apresentou ainda evoluções em seus produtos, como o CRM, operado via WhatsApp, o lançamento oficial do RD Station Marketing focado em e-commerce, e reforçou o uso de IA em todas as soluções.

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A dificuldade das empresas em entregar resultados, ter um planejamento e orçamento adequados para atrair as melhores oportunidades, nos melhores canais, garantindo retorno sobre os investimentos, bem como metas é algo latente nas pesquisas de mercado. O Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, revelou que 75% das empresas brasileiras não bateram suas metas de marketing e vendas. 

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Veja fotos do RD Summit 2024

Apesar do cenário desafiador, a maioria dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento e metade respondeu que pretende aumentar seus investimentos em ações de marketing.

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— Diante de um mercado dinâmico e desafiador, para que as empresas cresçam, é preciso sim ter tecnologia, mas ir além e escalar seu uso de forma cada vez mais personalizada. Capturar novas oportunidades exige a diversificação de canais, análise de dados, colaboração entre equipes e insights para despertar estratégias mais criativas, convergentes e eficazes. Além de termos um amplo portfólio de produtos, temos clareza do valor de uma jornada que se conecta de ponta a ponta, que é totalmente possível quando trazemos essa visão — explica Tubino. 

O CEO ainda afirma que o grande diferencial da RD Station é o ecossistema capaz de entregar soluções e integrações que atendam às necessidades de cada segmento junto com educação de mercado, que sempre foi uma das nossas prioridades.

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Jornadas multiproduto

Na prática, a RD Station está evoluindo suas soluções para atender a quatro jornadas multiproduto: 

  • Marketing, voltada à captação de clientes e relacionamento com suas audiências; 
  • Marketing & Vendas, para empresas que buscam escala operacional, integração entre equipes e centralização de dados e processos; 
  • Vendas, com foco em eficiência comercial, engajamento com seus contatos e capilaridade da força de vendas; 
  • E-commerce, direcionada para operações online que buscam acelerar suas vendas, ter lojas virtuais robustas e disponíveis, além de diversificar seus canais de venda via marketplaces. 

Bruno Ghisi, VP de Produto e Engenharia da RD Station, explica que a empresa tem investido fortemente em integrar os produtos, incluir IA nos usos e entregar o valor na medida que os nossos clientes avançam nas jornadas de uso dos multiprodutos,.

— Em 2012, a gente começou com um produto de marketing e nos últimos cinco anos aceleramos para continuar preenchendo essas necessidades. Então esta é a primeira missão. A outra é integrar cada vez melhor e mais fluido para quem usa os nossos produtos. O outro é IA, que a gente tem colocado em absolutamente tudo. […] Muito focados em expandir portfólio na medida das necessidades dos clientes, conectar tudo e colocar IA nas nossas soluções — explica Guisi.

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Deste modo, todos os produtos do portfólio atual da companhia – RD Station Marketing, RD Station CRM, RD Station Conversas, RD Station Marketing para E-commerce, Exact Sales e Lexos, somando à parceria com a Shopify – estão contemplados e distribuídos conforme as  necessidades e impacto nas diferentes jornadas. O Mentor IA, Inteligência Artificial da organização, percorre todas elas, aumentando o poder dos profissionais de Marketing & Vendas, automatizando tarefas manuais, direcionando melhores ações e criando experiências personalizadas e únicas. “A ideia é que nem se perceba que está usando a IA”, enfatiza Tubino. 

E-commerce ganha protagonismo

O mercado de e-commerce – que faturou R$ 185 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), também tem seus desafios. Desde 2023 a empresa está atuando diretamente com o segmento, e na nova jornada de e-commerce as evoluções contemplam soluções que vão desde a criação e expansão de uma loja virtual, com a parceria junto a Shopify, que iniciou em 2023; construção e gestão da estratégia de marketing digital, com o produto recém-lançado RD Station Marketing para E-commerce; até a venda online em múltiplos marketplaces, com a Lexos, que faz parte do portfólio RD Station.

— No e-commerce a gente fez o lançamento, que para nós é super emblemático, que é a adaptação e o desenvolvimento de um produto primariamente feito para Marketing, para o negócio de compras. Há 12 meses, a gente tinha uma parceria hoje, a Shopify. Se você pensa ou já tem um e-commerce, se já é o líder nessa categoria, a gente tem a melhor plataforma do mundo, a gente tem uma integração com o Marketplace e, agora, uma forma de você se engajar e trazer muito mais cliente, e manter os seus clientes, sem dependência de ficar pagando mídia para trazer tráfego. E isso é o desafio do e-commerce — lembra Tubino.

Com o lançamento do RD Station Marketing para E-commerce, a RD se consolida na oferta de soluções para quem vende online, oferecendo uma ferramenta que ajuda empresas que possuem lojas virtuais a baterem suas metas de vendas – sem depender do investimento em mídia paga como única alavanca – e criando estratégias multicanal de forma simplificada e eficiente.

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Paralelo a isso, as inovações seguem acontecendo, como o lançamento – que já está em fase de teste – do assistente virtual Personal Shopper, desenvolvido por meio da inteligência artificial da RD – o  Mentor IA e conectado à Shopify. Com linguagem natural, o Personal Shopper poderá ajudar o visitante de uma loja virtual em todo o seu processo de compra, sendo capaz de ler todo o catálogo de produtos da loja (descrição, preço, características do produto e até a foto), tirar dúvidas, além de realizar o gerenciamento de seu carrinho de compras.

Evolução da parceria com a Meta

Em conversacional, a RD também segue evoluindo. Desde 2022, a empresa mantém uma parceria com a Meta para potencializar seu portfólio de soluções conversacionais e, em 2024, tornou-se oficialmente Fornecedor de Soluções Empresariais (Business Solution Provider ou BSP) da companhia. Com isso, passa a oferecer aos clientes do RD Station Marketing tecnologia, soluções e serviços que ajudam as empresas a usar a API do WhatsApp Business na mensageria de negócios.  

Ainda nesta temática, a RD também anunciou uma evolução importante em seu CRM, com a integração do WhatsApp. Na prática, um vendedor pode enviar comandos de voz no próprio WhatsApp e o CRM capta as informações, otimizando a organização dos seus processos e sendo uma alavanca relevante de eficiência e, consequentemente, de vendas. Esta integração está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2025. 

— Temos o prazer de ter a RD Station no nosso ecossistema de parceiros. Tenho certeza de que a expertise da RD somada às possibilidades que o WhatsApp Business oferece hoje levarão soluções inovadoras aos mais de 50 mil clientes da empresa e contribuirão para reforçar o Brasil como um dos mercados líderes em mensageria de negócios — afirma Guilherme Horn, Head do WhatsApp para mercados estratégicos.

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Na visão de Juliano Tubino, o futuro da RD Station passa exatamente por ser relevante em todas essas jornadas para que cada cliente possa aproveitar ao máximo as soluções e ter um crescimento sustentável, de alto impacto.

— A combinação de inovação tecnológica, convergência estratégica e educação do mercado, sem dúvidas é para onde estamos mirando e no que acreditamos como missão — finaliza o CEO.

*A repórter Fernanda Silva viajou a São Paulo a convite da RD Station para cobrir o RD Summit 2024

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