Os desafios para o futuro de Florianópolis e possíveis soluções para um desenvolvimento sustentável, mantendo a capital em crescimento econômico, urbano e social, mas minimizando os impactos ambientais, preservando as belezas naturais que fazem da nossa ilha um lugar desejado por pessoas de todo o mundo. Esse vai ser o centro dos debates do Floripa Amanhã,   evento gratuito que ocorre a partir dessa sexta-feira (13) e permanece até domingo (15), no Jardim Botânico, localizado no bairro Itacorubi.

Continua depois da publicidade

O encontro vai contar com mesas-redondas e talks, debatendo problemas reais de Florianópolis e baseados em quatro grandes pilares: inovação, social, cultural e ambiental. Especialistas de cada uma das áreas vão mostrar as causas dos problemas e mostrar possíveis resoluções, que serão registradas em um documento chamado Carta de Compromisso Floripa Amanhã.

Além dos debates, o Floripa Amanhã conta com uma ampla programação cultural, com apresentações musicais, teatrais, de dança, entre outras atrações artísticas. Um dos objetivos do evento é reforçar a necessidade de preservar o meio ambiente e os ecossistemas locais, além de promover hábitos sociais saudáveis e sustentáveis e também incentivar a cultura local. O Jardim Botânico foi escolhido para receber o encontro justamente por ser um espaço público que reforça todos esses pontos e possuir um ambiente que estimule essas práticas e debates.

O déficit habitacional, um dos grandes desafios de Florianópolis, será um dos temas abordados no encontro. Na sexta-feira, às 9h30, ocorre o painel Direito à – nossa – cidade: caminhos para Florianópolis enfrentar o déficit habitacional e o aumento das pessoas em situação de rua, conduzido pelo Projeto Cidades Invisíveis. 

— Entre as prioridades que levaremos ao debate estão a criação de programas de habitação social sustentáveis, a regularização fundiária e estratégias para reinserção social de pessoas em situação de rua. Essas ações precisam ser acompanhadas de políticas públicas que equilibrem o mercado imobiliário e garantam moradias acessíveis. Além disso, a ocupação participativa dos espaços públicos deve ser promovida como ferramenta de integração e pertencimento — destaca Samuel dos Santos, idealizador do projeto Cidades Invisíveis.

Continua depois da publicidade

Para curtir e refletir

O evento acontece no Jardim Botânico de Florianópolis, um dos lugares mais agradáveis da capital e que fica localizado em um dos maiores manguezais urbanos do mundo – o mangue do Itacorubi. O encontro, além de promover os debates sobre o futuro da ilha, também vai proporcionar muita diversão e contato com a natureza.

A organização do Floripa Amanhã espera receber durante os três dias de evento um público diversificado, reunindo toda a comunidade. A missão do encontro é engajar a sociedade como um todo para buscar ações que façam a nossa cidade cada vez melhor e ainda mais encantadora.

— Este evento tem uma proposta de utilizar a Cultura como força central para um reencontro da cidade com sua qualidade de vida nacionalmente reconhecida, e aproveitar o rico espaço que será estruturado como uma oportunidade valiosa para a comunidade, setor empresarial e governo se engajarem em ações concretas que contribuam para um futuro mais sustentável da nossa cidade — afirma Lucas Arruda, responsável pela Curadoria do evento.

O Encontro Floripa Amanhã é uma realização da Desterro Società com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e coprodução da Hit Makers. Incentivo da Claro e Condor por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO

O que: Encontro Floripa Amanhã

Quando: de sexta-feira (13) até domingo (15)

Onde: Jardim Botânico de Florianópolis (Rod. Admar Gonzaga, 742, Itacorubi)

Quanto: Entrada gratuita.

Confira a programação completa do encontro nas redes sociais pelo @floripaamanha!