Com nove instituições de ensino ocupadas, o Oeste é a região com maior número de mobilizações até o momento no Estado. E foi a partir de um episódio ocorrido em Chapecó que Santa Catarina ganhou destaque nacional na internet durante o movimento de ocupação. Uma fotografia, que circulou em redes sociais, mostrava um policial apontando uma arma para uma estudante ne tentativa de ocupação da escola EEB Irene Stonoga.
Continua depois da publicidade
A imagem foi extraída de um vídeo gravado por alunos durante ação da Polícia Militar, no momento em que um agente andava entre os alunos, acomodados em uma das salas da escola. Segundo a Secretaria de Educação, os estudantes não tinham autorização da direção para entrar no colégio e, por isso, a PM foi chamada para conter um princípio de tumulto.
Segundo os alunos, a ação deixou alguns integrantes do movimento de ocupação constrangidos e até uma promotora da Infância e da Juventude visitou o local. Apesar do episódio, a ocupação segue no local, com palestras e oficinas, desde o dia 27 de outubro. Na última semana, a gerência regional da Secretaria de Educação assumiu a coordenação da escola, depois que a diretora da instituição pediu afastamento alegando questões de saúde.
Confira o mapa das escolas ocupadas em SC
Continua depois da publicidade