A empresa Cetenco, responsável pela duplicação do lote 2.2 da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, iniciou nesta semana uma nova frente de obras. Os trabalhos fazem parte do acesso ao bairro João Pessoa e ao túnel que fica na região da Vieira ou Morro da Vieira.
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– Estamos começando o trabalho de terraplenagem com pedras. Se a base fosse com terra, não seria possível por causa da chuva, não daria para trabalhar – disse o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas obras na região de Joinville, Antônio Carlos Gruner Bessa.
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A área representa uma nova etapa dos trabalhos de duplicação que tem avançado lentamente em três pontos: o lote 2.1, que é feito pela Sulcatarinense e tem boa parte do trecho aberto, mas falta toda a estrutura para a pavimentação; o lote 2.2, nos locais onde não é preciso fazer desapropriações ou onde as áreas já estão bem definidas; e no próprio túnel do Morro da Vieira, que não depende de negociações e não sofre qualquer alteração do clima.
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– No túnel, a empresa está avançando em média 3 metros por dia – diz o engenheiro do DNIT. O material do túnel é fundamental para o trabalho de terraplanagem e de formação das bases da nova pista, que está praticamente sendo aberta em locais onde antes era floresta.
No lote 1, entre o porto de São Francisco do Sul e a BR-101, não há previsão de obras. Além dos processos jurídicos e burocráticos, agora a crise fez com que o governo federal adiasse anúncios de recursos e novos prazos para o começo dos trabalhos.
A duplicação do trecho 2.2 da BR-280, entre Guaramirim e a zona urbana de Jaraguá do Sul, será diferente. Em vez de pavimentar uma rodovia ao lado da atual, usando praticamente o mesmo traçado, uma nova estrada será aberta no meio da vegetação fechada e dos morros e da zona rural de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.
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O projeto prevê, além das pistas duplas, uma série de equipamentos fundamentais, como acostamentos, passeios para pedestres, áreas para ciclistas e retornos.
Nos dois túneis previstos no projeto, um paralelo ao outro no mesmo ponto da rodovia, serão construídas passagens de emergência.
Ponto a ponto
Situação dos três lotes da BR-280
– Lote 1 (Km 0 ao 36,7): entre o porto de São Francisco do Sul e a BR-101
É o mais atrasado. O DNIT habilitou a Construcap como vencedora do processo de licitação. A crise econômica fez com que o governo empurrasse as definições e os prazos em relação à obra. Não há uma perspectiva de início.
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– Lote 2.1 (Km – 36,7 ao 50,7): entre a BR-101 e o trevo de acesso à Rodovia do Arroz, em Guaramirim
As obras neste trecho ainda continuam na fase de terraplenagem. Há algumas obras pontuais em rios que passam pela rodovia. A empresa responsável pelos trabalhos é a Sulcatarinense.
– Lote 2.2 (Km – 50,7 ao 74,6): Entre o trevo de acesso à rodovia do Arroz e a zona urbana de Jaraguá.
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É o trecho mais avançado. Mas a continuação das obras ainda depende da desapropriação de imóveis e autorizações ambientais de trechos específicos. E, claro, do fim da crise econômica.