Esperada há anos pela comunidade dos Ingleses, a duplicação da SC-403 será concluída até dezembro deste ano. A garantia foi dada nesta terça-feira pelo engenheiro Ivan Amaral, responsável pela fiscalização da obra na Secretaria de Estado de Infraestrutura. Ao todo, a rodovia tem 5,2 quilômetros de extensão, ligando a SC-401 aos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis.

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De acordo com o engenheiro, o trânsito será liberado aos veículos antes da temporada com todas as pistas concluídas. O que pode ficar para depois da temporada é a finalização das calçadas, onde a Casan faz obras para a nova rede de água e esgoto da região.

Também nesta terça-feira, o prefeito Cesar Souza Júnior vistoriou a obra de duplicação. Embora o governo do Estado prefira não definir uma data para a inauguração, o prefeito diz ter conseguido com a empresa um prazo para a finalização dos serviços: 10 de dezembro. Dessa maneira, faltariam menos de dois meses para a liberação total das pistas – hoje já há um trecho de cerca de dois quilômetros liberado.

– Será um momento histórico para a região. Antes da temporada de verão, as pistas estarão livres, o que certamente irá transformar o trânsito do Norte da Ilha para melhor – disse o prefeito.

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Atrasos marcam obra

As obras de duplicação da SC-403 começaram em agosto de 2013 e deveriam durar 15 meses. Em abril de 2014, no entanto, o consórcio Espaço Aberto – Camargo Campos desistiu da obra, deixando menos de 10% dos serviços concluídos. Após um mês de negociação com o governo do Estado, a empresa Planaterra, de Chapecó, assumiu a obra em junho de 2014, com o compromisso de finalizá-la até outubro de 2015, prazo que também não foi cumprido.

30 mil veículos por dia

Por dia, cerca de 30 mil veículos cruzam a SC-403, uma das movimentadas rodovias estaduais. A duplicação conta com dois elevados, sendo um na Vargem Grande e outro na Vargem do Bom Jesus.

A via passará a ter duas faixas de tráfego em cada sentido, divididas por uma mureta de concreto. Também terá 3,2 mil metros de vias laterais para atender ao trânsito local, duas passagens subterrâneas, calçadas e ciclovias. O custo da obra é de R$ 36,6 milhões, sendo R$ 28 milhões do Ministério do Turismo e o restante é contrapartida do Estado.

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