No domingo (4), quando os motoristas passarem pela primeira vez pela duplicação da ponte Adolfo Konder, em Blumenau, notarão um colorido nas muretas da estrutura: artistas da Secretaria Municipal de Cultura fazem pinturas no local desde terça-feira (29). O trabalho deve terminar na sexta (2), dois dias antes da inauguração da nova ligação entre o Centro e Ponta Aguda.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

Os desenhos em Bauernmalere são da artista Sandra Bugmann. A técnica alemã, que em tradução livre significa pintura camponesa, é uma arte folclórica muito antiga. A pintura feita em “vírgula”, conhecida pela liberdade nos gestos de quem cria, teve de ser adaptada para o concreto. O pincel redondo precisou ser substituído por um mais adequado e o desenho tem menos detalhes do que receberia na madeira, por exemplo, mas a essência é a mesma.

As muretas que limitam a pista para os carros terão rosas vermelhas em toda a extensão. Na parte voltada aos pedestres, o desenho será diferente e mais elaborado, por isso levará mais tempo para ficar pronto. Como a liberação ao trânsito ocorre no domingo, os servidores estão empenhados em terminar tudo dentro do prazo. Difícil é fazer todos os contornos com os dedos congelando nestes dias frios:

— Ali em cima da ponte tem muito vento, gela a gente, mas depois que vemos o resultado e a reação das pessoas, ficamos muito felizes. Vale a pena o esforço — diz Sandra.

Continua depois da publicidade

> Arte de rua colore Blumenau com lúpulo e tradição germânica

Conforme a diretora de Cultura da secretaria, Mariana Girardi, depois da parte onde passam os veículos será a vez do lado da passagem de ciclistas e pedestres ganhar mais vida. Por mais alguns dias, quem passear pela região central poderá ver novas obras surgindo dos pincéis dos artistas.

Inauguração da nova ponte

No domingo, dia da inauguração, a prefeitura planeja integrar a via à Rota de Lazer da Rua XV de Novembro. Só no fim do dia os carros terão acesso liberado. A ponte acrescentará uma pista ao tráfego de veículos em direção ao bairro Ponta Aguda, além de ciclovia ampla (2,5 metros) e calçada. 

Com isso, o sentido Beira-Rio pela estrutura antiga terá duas faixas. No encontro com a avenida, haverá um semáforo. 

Além da nova estrutura, que custou cerca de R$ 8 milhões, o município pretende liberar a partir de segunda-feira (5) a quarta faixa de tráfego da Avenida Beira-Rio. O espaço adicional, a partir da Rua José Ferreira da Silva, deve ajudar a dar fluidez ao trânsito nesse ponto em que as trocas de faixa são constantes.

Continua depois da publicidade