Ao que tudo indica, a duplicação da Ponte Adolfo Konder, no Centro de Blumenau, será entregue à comunidade neste mês. Depois de praticamente um ano de obras, a estrutura está 95% pronta, conforme a prefeitura, e atenderá os motoristas que passam entre o bairro Ponta Aguda e a Avenida Beira-Rio.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

Neste momento, os trabalhadores estão preparando a calçada e colocando os postes de iluminação. Na próxima semana, se o tempo continuar seco, a última etapa deve começar, que é a de pavimentação asfáltica e serviços de sinalização, entre outros acabamentos. Assim, até o final do mês a liberação do espaço deve ocorrer, calcula o secretário de Obras, Michael Maiochi.

— Temos que contar com eventualidades, mas temos todas as condições para finalizar este mês. Essa obra será complementada com a reforma [da ponte antiga]. Quando tudo estiver pronto teremos alteração significativa na diminuição do tempo de deslocamento — acredita o secretário.

A duplicação custou cerca de R$ 8 milhões, viabilizados pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa. Para restaurar a parte antiga ainda não há projeto concreto, mas a intenção do município, revela Maiochi, é tirar a ideia do papel no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Parte antiga passará por reforma
Parte antiga passará por reforma (Foto: Patrick Rodrigues)

Como fica o trânsito na ponte duplicada

Com a futura liberação, os condutores não terão dificuldades para entender o funcionamento. A única diferença em comparação ao que ocorre hoje será o semáforo que funcionará na saída, para quem entrar na Beira-Rio. Sincronizada com a outra sinaleira da avenida, pedestres terão o auxílio tecnológico para atravessar, exceto entre o canteiro central e a duplicação, que terá apenas a faixa.

Ponte duplicada pronta, conforme projeto municipal
Ponte duplicada pronta, conforme projeto municipal (Foto: Prefeitura de Blumenau, Divulgação)

Aqueles que saírem do Centro em direção à Ponta Aguda terão apenas uma pista disponível. O caminho contrário, que acontecerá sobre a ponte antiga, será dividido em duas faixas. Não há corredor exclusivo para ônibus em nenhum dos lados e a ciclofaixa de cerca de 2,5 metros fica na parte nova, ligando-se à da Rua República Argentina. Há calçadas em ambos os sentidos. A que hoje existe em meio às pontes será desativada.

O motorista que chegar à Ponta Aguda terá a única opção existente, que é virar à direita e entrar na Rua Uruguai. Os que saem do bairro para irem ao Centro deixarão de ter uma única pista sobre a ponte e terão duas, evitando o afunilamento na entrada dela, como ocorre atualmente.

Para definir como seria a mobilidade com a nova estrutura, equipes técnicas do município fizeram estudos sobre os locais de maior retenção, como explica o Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Planejamento Urbano, Paulo Sérgio da Costa Junior. São cerca de 2.200 veículos que passam por hora pela Beira-Rio nos momentos de pico e mais de mil sobre a Ponte Adolfo Konder.

Continua depois da publicidade

> O que abre e fecha em Blumenau no feriado de Corpus Christi de 2021

> O que está por trás da campanha de atletas de Blumenau contra os próprios torcedores

O maior gargalo, apontam as pesquisas, é na saída da Ponta Aguda para o Centro. Por isso a pista dupla será neste sentido.

4ª faixa na Beira-Rio

Uma nova obra deve servir de complemento à ponte duplicada: a quarta faixa da Beira-Rio. São 36 vagas de estacionamento para carro e 21 para motocicletas que deixarão de existir para dar lugar à pista entre a Rua Professor José Ferreira da Silva e a sede da prefeitura.

— A abertura [da 4º faixa] deve ser feita antes da liberação da ponte. É uma obra que agrega, que traz mais fluidez — diz Maiochi.

4ª faixa deve ser ativada ainda neste mês
4ª faixa deve ser ativada ainda neste mês (Foto: Patrick Rodrigues)

Relembre

> Saiba como será a duplicação da ponte Adolfo Konder, no Centro de Blumenau

Continua depois da publicidade

> Empresa de Gaspar vai duplicar a ponte Adolfo Konder no Centro de Blumenau

> Obra em ponte de Blumenau exige a instalação de novas réguas no Rio Itajaí-Açu