O viaduto da BR-470 na Rua Francisco Vahldieck, na Fortaleza, em Blumenau, será liberado nesta quarta-feira (2). O desbloqueio virá acompanhado de outra mudança importante: o túnel da Rua Samuel Morse, no mesmo bairro, será fechado. A alteração é necessária para o avanço das obras de duplicação da rodovia na região, explica o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já que a antiga passagem de ferro dará lugar a um novo viaduto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

A liberação da estrutura próximo ao antigo prédio da Dudalina ocorre com atraso, pouco mais de dois meses após o início dos trabalhos. A primeira previsão era de que o tráfego voltaria a ser permitido no local no começo de julho. Depois, a data passou para o final do mesmo mês. Agora, então, o trânsito voltará sob o Km 47 nesta quarta, depois de serviços de concretagem, pavimentação, drenagem, sinalização e a criação de uma nova rotatória.

A partir da reabertura, o DNIT informa que fechará o túnel da rua Samuel Morse, no Km 48, o que ocorrerá na próxima semana. Porém, o órgão já antecipa que sinalizará o local e que a rota alternativa é justamente utilizar o viaduto da Rua Francisco Vahldieck.

Foto: Divulgação

Como fica o transporte coletivo

Na semana que vem, quando o túnel da Samuel Morse for fechado, os itinerários do 601 e 603 ficarão da seguinte forma:

Continua depois da publicidade

O 601 passará pelo viaduto e seguirá em sentido ao Dorow pela alça de acesso do antigo prédio da Dudalina. Na volta, passa pela Rua Morada do Sol, pelo loteamento Santa Rita, pelo viaduto da Francisco Vahldieck e termina o trajeto normalmente.

Já o 603 adotará o mesmo sistema que tinha antes de ser circular. Ou seja, na Morada do Sol, na altura da Rua do Penta, faz o retorno em direção ao terminal.

As mudanças seguirão por tempo indeterminado, enquanto durarem as obras do DNIT.

Alteração no bairro Belchior

Outra alteração é no Km 44, no acesso ao bairro Belchior pela Rua Bonifácio Haendchen, onde será bloqueado o cruzamento em nível. Ou seja, motoristas que saírem do bairro em direção à BR-101 deverão seguir à direita e fazer o retorno no km 47 (perto da antiga Dudalina). Já quem sai de Blumenau em direção ao bairro Belchior também deve usar o viaduto da Francisco Vahldieck, ou então fazer o retorno no Km 38 para acesso à Rua Bonifácio Haendchen.

Foto: Divulgação

O bloqueio na Francisco Vahldieck

Com o bloqueio, o trânsito ficou intenso na região, a ponto da prefeitura tornar o sentido da Rua Samuel Morse mão única na altura do túnel. Por causa da interdição, motoristas se arriscaram sobre a pista da BR-470, fazendo retornos proibidos, como mostrou a reportagem do NSC Total. Com a liberação, as manobras perigosas devem ter fim e a obra avança no entorno.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos 73 quilômetros de duplicação são 27 pontos com construção de viadutos e mais de 20 pontes sobre rios e ribeirões, somando quase 50 obras de “Arte Especiais”, como são chamadas pela instituição.

Leia mais

Pichações surgem em viaduto sob a BR-470 em Blumenau antes mesmo da liberação