Uma dupla goiana formada por um pedreiro e um vaqueiro foi a primeira a cruzar a linha de chegada da 18ª edição da Volta à Ilha Asics, tradicional corrida de revezamento disputada neste sábado, em Florianópolis. Sinei dos Santos e Cleiser Alves dos Santos, da equipe André Villarinho, venceram a prova pela quinta vez consecutiva com o tempo extra-oficial de 9h56min55segundos.

Continua depois da publicidade

Eles eram os favoritos na categoria Duplas, onde os atletas precisam se alternar durante as 18 seções da prova. No ano passado, a dupla goiana completou a prova em 10h18min48seg. Se confirmado o tempo extra-oficial, Sinei e Cleiser baixaram o tempo em quase 19 minutos.

– Nossa meta era correr abaixo de 9h50min, mas baixamos o tempo legal, então está bom – disse Sinei.

O técnico André Villarinho comemorou a quinta conquista da dupla e salientou as dificuldades que os corredores enfrentam para treinar, já que são amadores.

Continua depois da publicidade

– Tento compensar a falta de tempo com qualidade nos treinamentos. São 120 a 150 quilômetros por semana, mas sempre com qualidade porque o mais difícil para eles é a recuperação, já que ambos são amadores e trabalham.

Neste 18ª edição, a dupla optou por uma estratégia conservadora no início da prova, mantendo-se próximo de seus principais adversários, os gaúchos Tiago de Mello e Luiz Fernando Luz.

– A prova começa a partir do 10º estágio, mas conseguimos superar nossos rivais a partir da oitava seção, quando assumimos a ponta e não largamos mais – conta Villarinho.

Continua depois da publicidade

O sol e o calor registrado neste sábado em Florianópolis também ajudou a dupla de Goiás:

– Era o que nós queríamos, pois eles (Sinei e Cleiser) estão acostumados a treinar com temperaturas de 30º graus – completa o técnico.

Agora á expectativa fica por conta da chegada da primeira equipe da categoria Aberta, que reúne oito integrantes. A Beckhauser, de Tubarão, lidera a competição.

Galeria de fotos: 18ª edição da Volta à Ilha