Dois homens foram presos no último sábado (9) após serem flagrados usando um símbolo nazista durante a Schützenfest, a festa do tiro de Jaraguá do Sul, cidade do Norte de Santa Catarina. A dupla usava chapéus decorados com broches, entre eles um com a suástica nazista.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os suspeitos foram abordados depois que frequentadores da festa foram até o estande da Polícia Civil e, indignados com o acessório dos dois homens, fizeram a denúncia. Equipes de segurança fizeram buscas durante a festa, conseguiram localizar e prender a dupla, que foi levada para a Central Regional de Plantão de Polícia de Jaraguá do Sul. 

Menino de 5 anos foge de casa e é encontrado morto afogado em SC

— Ficou claro que os próprios frequentadores se sentiram desconfortáveis com esta situação. Uma festa de tiro esportivo, muito tradicional daqui, e este tipo de situação vai ser coibida e não vai ser permitida na nossa cidade — afirma o delegado Leandro Lopes.

Continua depois da publicidade

Conforme o delegado, ao conversar com os homens, um deles disse que desconhecia o símbolo nazista e ambos afirmaram que não tinham a intenção de divulgar o nazismo.

Símbolo foi usado em dois chapéus (Foto: Polícia Civil, Divulgação)

Os homens foram presos em flagrante pelo parágrafo 1 do artigo 20 da Lei 7.716/89 que diz: “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena pode variar entre um a três anos de prisão.

A dupla passou por audiência de custódia durante o domingo (10). O juiz plantonista homologou a prisão em flagrante e concedeu liberdade provisória aos suspeitos. Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão ocorreu considerando que não houve representação pela autoridade policial nem requerimento de prisão preventiva por parte do Ministério Público.

Segundo a prefeitura de Jaraguá do Sul, o ocorrido foi um fato isolado que em nada representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita e agradável ao público.

Continua depois da publicidade

“Ao lamentamos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência, o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades”, diz nota da prefeitura, enviada ao g1.

Veja nota completa

O Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da Schützenfest vêm por meio desta, manifestar total repúdio ao lamentável fato ocorrido neste sábado (9), no Parque Municipal de Eventos, durante a Schützenfest, onde duas pessoas foram flagradas e devidamente detidas pelas forças de segurança, com símbolos nazistas em suas vestimentas.

Ao lamentamos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência, o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades.

Parabenizamos a Policias Militar e Civil pela rápida a ação e destacamos que foi um fato isolado, que em nada representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita e agradável ao público.

Continua depois da publicidade

Ao público da Schützenfest e ao Município de Jaraguá do Sul, afirmamos: todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito, será coibido e levado às autoridades competentes. Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia.

Leia também

Homem é morto com golpes de faca no Planalto Norte de SC

Aves são encontradas com marcas de agressão humana em praia de Itapoá

Buscas por homem no Pico Jurapê, em Joinville, continuam com apoio de cães farejadores