Duas pessoas foram presas em flagrante em Santa Catarina nesta sexta-feira (29) em operações de combate ao abuso infantojuvenil. Em uma das ações, conduzida pela Polícia Federal, um homem de Florianópolis foi flagrado com milhares de arquivos de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A operação da PF, chamada de Against The Law (“Contra a Lei”, em tradução do inglês), identificou o investigado após ele distribuir arquivos com cenas de violência sexual contra menores a partir de redes de compartilhamento de arquivos ponto-a-ponto, denominadas P2P.
Na residência do investigado, a PF também apreendeu equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento, que serão submetidos a exames periciais. O objetivo é comprovar a materialidade dos crimes e identificar possíveis abusadores e vítimas, alem de produtores desse tipo de material.
Os crimes de posse e armazenamento de arquivos com imagens de abuso sexual infantojuvenil têm pena de até quatro anos de reclusão e multa, conforme lembrou a PF.
Continua depois da publicidade
Segunda operação contra abuso
Neste mesmo dia, uma outra operação, a CPD II, prendeu um homem também em flagrante e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em residências de Florianópolis, São José e São Ludgero, sendo este último um município do Sul catarinense.
Essa segunda operação partiu de investigação do CyberGAECO, grupo do Ministério Público estadual (MPSC) especializado em crimes cibernéticos. A Promotoria não divulgou onde foi feita a prisão, se limitando a pontuar que o investigado foi encaminhado ao presídio de sua região.
Os mandados de busca terminaram com a apreensão de notebooks, memórias externas e aparelhos celulares, que também irão passar por perícia e fundamentar a responsabilização de envolvidos.
A operação levou no nome a sigla em inglês para “Dia de Proteção às Crianças” (“Children Protection Day”) e chegou agora a sua segunda edição, justamente na semana do Dia Estadual de Combate à Violência e a Exploração Sexual Infantil, 24 de setembro, para conscientização.
Continua depois da publicidade
Veja fotos das duas operações contra abusadores
Leia mais
SC registra, em média, 13 casos por dia de violência sexual contra crianças e adolescentes
Abuso sexual infantil: veja como reconhecer os sinais e como agir