Dois homens parecem desafiar as leis e autoridades ao insistirem por quatro vezes na prática do mesmo crime em menos de dois meses. Durante o período, a dupla foi vista transportando aves silvestres na BR-470, sendo que o último flagrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ocorreu na noite desta terça-feira (24), em Blumenau.
Continua depois da publicidade
No total, quase 80 pássaros já foram resgatados desde a primeira abordagem dos agentes, em agosto.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
As aves caçadas ilegalmente são levadas em carros comuns e ficam dentro de caixas de sapato que servem como uma espécie de “gaiola improvisada”. Nesta semana, por exemplo, 20 trinca-ferros foram encontrados presos no porta-malas de um HB20 com placas de São João Batista.
O motorista e passageiro do veículo são os mesmos de outras três ocorrências parecidas que também ocorreram na BR-470. A primeira foi registrada pela PRF no dia 28 de agosto, quando 19 pássaros eram transportados pela rodovia.
Continua depois da publicidade
Pouco tempo depois, em 4 de setembro, a dupla reapareceu com outras 21 aves no porta-malas e, mais uma vez, trafegando pela via. Ambos os flagrantes, que tiveram um intervalo de uma semana, foram feitos pelos agentes em Blumenau.

Não satisfeitos, no dia 16 do mesmo mês, os criminosos passaram novamente pela BR-470 enquanto transportavam 18 pássaros de forma ilegal. A abordagem, desta vez, ocorreu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.
Nesta terça-feira (24), depois de serem flagrados pela quarta vez praticando o mesmo crime, os dois homens irão responder, de novo, por apanhar e transportar espécimes da flora silvestre. O crime está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98 e é considerado de menor poder ofensivo. A pena prevê de seis meses a um ano de detenção após a condenação judicial.
Já as aves resgatadas ficaram aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Blumenau e serão soltos na natureza.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Marido matou a própria mulher em Blumenau para escapar da polícia, revela investigação
Estudante de Gaspar desaparecido há cinco dias é encontrado morto em trilha