Dois homens condenados por tentativa de homicídio, que estavam presos na Delegacia de Sombrio, no Sul do Estado, há nove dias, fugiram na noite desta quinta-feira. Eles removeram a grade de janela e escaparam, por volta das 23h20min. O policial plantonista, que estava sozinho no local, só percebeu a fuga por volta das 2h da madrugada, já que a cela fica nos fundos da delegacia. Os homens já deveriam estar no Presídio Regional de Araranguá, mas o local está impossibilitado de receber novos detentos.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, a dupla foi considerada culpada por tentativa de homicídio qualificado. Natan Jardel de Jesus Réus foi condenado a 12 anos, e Luiz Henrique Flores a 6 anos de prisão. A perícia esteve na cela na manhã desta sexta-feira, e constatou que a grade não foi serrada, mas sim forçada até se soltar. Na manhã de hoje, a grade será recolocada, mas de maneira diferente, para impedir novas fugas.

Desde a madrugada, a Polícia Militar de Sombrio iniciou as buscas aos dois condenados, que até o momento continuam foragidos. Na manhã desta quinta-feira, o delegado Luís Otávio Pohlmann chegou a dar uma declaração na imprensa local, falando do perigo de manter presos por mais de 24 horas na delegacia. Por determinação judicial, esse é o prazo máximo que eles devem permanecer no local, para depois serem encaminhados aos cuidados do Departamento de Administração Prisional (Deap).

— A Polícia Civil não tem a obrigação de cuidar de presos, e por força de decisão judicial, é determinado que o preso permaneça até 24 horas na delegacia para o Deap buscar, mas o departamento não vem cumprindo essa determinação. Foram presos há nove dias, condenados por tentativa de homicídio, e estavam na cela da delegacia a qual não tem estrutura nem condições de permanecer aqui — explicou o delegado.

No momento da fuga, somente os dois homens estavam presos no local, e ele utilizaram roupas de cama para fazer uma corda e desder pela janela. A delegacia possui duas celas, a outra destinada para mulheres e adolescentes. Caso sejam capturados, os dois fugitivos serão trazidos de volta para o mesmo local.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Polícia apreende mercadorias falsificadas em lojas de roupa em Brusque