Primeira dupla brasileira da história da Regata Jacques Vabre, Eduardo Penido e Renato Araújo cruzaram a linha de chegada em Itajaí neste domingo às 21h20min. Após 28 dias, 10 horas, 37 minutos e 30 segundos de prova, entre Le Havre, na França, e o litoral catarinense, os dois conquistaram a sexta posição da Class40. As últimas horas de disputa foram com chuva e pouco vento, o que atrasou a chegada dos velejadores ao município. A dupla foi recebida na Marina Itajaí com frutas, caipirinha e muita festa.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre a Regata Jacques Vabre

Os brasileiros sustentam a sexta posição desde que cruzaram a Linha do Equador. A regata é tradicional por pegar mar ruim no início, principalmente no Golfo de Biscaia. Depois teve a passagem pelo marasmo dos Doldrums (zonas sem vento) e a descida pela costa nordestina.

– Nós conseguimos melhorar o rendimento por fazer o barco andar mais e também por conhecer um pouco a região. A opção de ficar contra a corrente e um pouco distante do litoral deu certo desde o Recife. Acredito que a escolha foi importante para diminuir o tempo de chegada – explica Renato.

Entre a madrugada e manhã desta segunda-feira estão previstas mais três chegadas de barcos que correm a Jacques Vabre pela Class40. Entre elas, o barco 100% feminino Concise 2, das velejadoras Phillippa Hutton-Squire e Pip Hare.

Continua depois da publicidade