Uma reunião entre Dunga e o presidente Giovanni Luigi, no começo da tarde desta terça, deve encaminhar a contratação do tetracampeão como novo técnico do Inter. O dirigente já tem uma resposta do ex-treinador da Seleção Brasileira: ele aceita assumir a equipe a partir de janeiro. Pela manhã, Dunga participará da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado, o Conselhão, formado pelo governador Tarso Genro.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda, com Dunga envolvido em um compromisso profissional na Serra, o contato com o clube ocorreu por meio de ligações telefônicas. Ao treinador, foi oferecido vínculo de uma temporada, renovável por mais uma. Advogados do técnico já teriam analisado algumas cláusulas do contrato. A negociação avança. Dunga foi procurado pelo Inter pela primeira vez no sábado à tarde. Antes, a direção foi atrás de Mano Menezes. O técnico recém-demitido da Seleção Brasileira respondeu que deseja tirar férias antes de assumir um clube, o que impediu a negociação. Um segundo contato do Inter com Dunga ocorreu no domingo. O Inter deseja Dunga. E logo.

Giovanni Luigi afirma que pequenos detalhes impedem o anúncio. Porém, apesar de o ex-volante colorado ser o principal nome para assumir a casamata, o presidente desconversa:

– Ninguém sabe o nome (do novo treinador). Nem o 1º vice-presidente, nem o 2º vice-presidente… Nem mesmo meu filho sabe. Apenas eu estou tratando disso.

A proposta do clube chinês, que conversa com Dunga há alguns dias, não é mais impedimento para que o técnico retorne ao Beira-Rio. Os asiáticos têm conhecimento das propostas que o capitão do Tetra recebeu – entre elas, a do Inter. Conforme acordo com os dirigentes chineses, basta ao treinador comunicar algum acerto com o Inter para que eles invistam em outro nome. Em contato com ZH, Dunga foi reticente.

Continua depois da publicidade

– Por enquanto, não tem nada. Até porque tenho vários compromissos hoje e amanhã – resumiu o técnico.

Além de buscar o acerto com Dunga, a direção aposta que conseguirá tirar Paulo Paixão do Grêmio – ainda que ele deva receber uma oferta para permanecer no clube para a Libertadores. Junto com Paixão, o Inter poderia encaminhar uma proposta a seu filho, Anderson, atualmente preparador físico da Chapecoense (SC). O clube pretende priorizar a preparação física em 2013, área considerada das mais frágeis da equipe na temporada. Além de apresentar uma oferta alta a Paixão, o Inter acredita que ele se sentiria mais “à vontade” voltando a ser o preparador número 1 da nova comissão – no Grêmio, há uma divisão da função com Antônio Mello, profissional que chegou com Vanderlei Luxemburgo ao Olímpico.

O terceiro elemento da nova comissão técnica será o ex-goleiro Taffarel. Homem de confiança de Dunga, desde a Copa do Mundo de 1994, ele retornará da Turquia para o Beira-Rio. Tetracampeão mundial, Taffarel é o atual preparador de goleiros do Galatasaray.

No entendimento da direção colorada, esta comissão de notáveis dará ao vestiário uma vez mais um espírito vencedor. D’Alessandro e Forlán deverão ser os grandes nomes do elenco, sobretudo para as competições nacionais. Dirigentes ligados a Luigi acreditam que Dunga não se encaixa na ideia de um treinador-ídolo, ao contrário do que ocorreu com Falcão e com Fernandão. Nesta avaliação, seria um personagem com forte ligação ao Inter, mas que não chega a entrar no rol do grandes ídolos do clube. Pelo menos não até assumir a equipe em 2013.

Continua depois da publicidade