O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, divulgou na manhã desta quarta a lista dos 22 convocados para a Copa América, que será disputada na Venezuela entre 26 de junho e 15 de julho. O atacante Afonso, do Heerenveen, da Holanda, foi a surpresa. Ele participou dos últimos dois amistosos da Seleção, contra Ingaterra e Turquia, sem marcar gol.

Continua depois da publicidade

O meia-atacante Anderson, ex-Grêmio e atualmente no Porto, e o volante Mineiro, do Hertha Berlim, são os únicos gaúchos na lista. O volante catarinense Fernando, ex-Grêmio, também foi chamado.

O treinador confirmou as dispensas de Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e Kaká, do Milan, que pediram para ficar de fora da competição alegando cansaço e falta de férias em seus clubes. Com isso, os grandes nomes do grupo pentacampeão na Venezuela serão o zagueiro Juan, do Bayer Leverkusen, o lateral Gilberto, do Hertha Berlim, o volante Gilberto Silva, do Arsenal, o meia Zé Roberto, do Santos, e o atacante Robinho, do Real Madrid, todos presentes no fiasco brasileiro na Copa de 2006, na Alemanha.

Os 22 jogadores relacionados pelo técnico Dunga continuarão defendendo seus clubes normalmente até a data da apresentação, dia 12 de junho. A partir de então, treinarão na Granja Comary, em Teresópolis, até o dia 20, quando partirão para a Venezuela.

O Brasil está no Grupo B da competição ao lado de México, Chile e Equador. A estréia canarinho está marcada para o dia 27 de junho, em Puerto Aldaz, diante da seleção mexicana, às 21h45min (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

Confira a relação dos jogadores que treinarão na Granja Comary, em Teresópolis, de 12 a 20 de junho:

Goleiros:

Doni (Roma)

Helton (Porto)

Laterais:

Daniel Alves (Sevilla)

Gilberto (Hertha Berlim)

Kleber (Santos)

Maicon (Inter de Milão)

Zagueiros:

Alex Silva (São Paulo)

Alex (PSV)

Juan (Bayer Leverkusen)

Naldo (Werder Bremen)

Meio-campistas:

Diego (Werder Bremen)

Elano (Shakhtar Donetsk)

Fernando (Bordeaux)

Gilberto Silva (Arsenal)

Josué (São Paulo)

Mineiro (Hertha Berlim)

Anderson (Porto)

Zé Roberto (Santos)

Atacantes:

Afonso (Heerenveen)

Vagner Love (CSKA Moscou)

Fred (Lyon)

Robinho (Real Madrid)