O técnico Dunga poderá ter um conterrâneo como aliado na Copa do Mundo da África do Sul. O também gaúcho Celso Roth, atualmente sem clube no futebol brasileiro, foi convidado pelo treinador da Seleção e pela CBF para ser o observador dos adversários do Brasil no Mundial.

Continua depois da publicidade

O projeto foi apresentado nesta sexta a Roth, que manteve contato com representantes da CBF por meio de uma teleconferência. Procurado, o treinador confirmou que estava no Rio de Janeiro e disse analisará a proposta nos próximos dias.

Inicialmente, Roth mostrou certa resistência em aceitar a oferta por não ter participado de todo o processo de preparação para a Copa que se iniciou sob o comando de Dunga há três anos e meio.

A boa relação entre os dois técnicos não diz respeito só ao fato de ambos terem nascido no Rio Grande do Sul. Quando Dunga assumiu o comando da Seleção, em 2006, Celso Roth foi uma espécie de consultor informal do técnico. Os temas de debates mais recorrentes entre ambos eram sistemas de treinamento, de jogo e características de jogadores.

Quando questionado sobre o assunto, Roth demonstrou surpresa com a notícia. Segundo o ex-técnico da Dupla Gre-Nal, um eventual convite da CBF seria encarado com muita satisfação.

Continua depois da publicidade

– Será uma honra imensa caso isto aconteça. Em se tratando de Seleção Brasileira, seria algo maravilhoso. No entanto, não posso falar de algo que está no campo das hipóteses – despista.