Duas casas foram interditadas por risco de desabamento na praia dos Ingleses, em Florianópolis, após o avanço das dunas na região até esta terça-feira (6). Uma das residências teve a estrutura comprometida pelo peso da areia, que invade as moradias e encobre boa parte da rua na servidão Fermino Manoel Zeferino, no canto Sul do bairro. As informações são da Defesa Civil Municipal.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Acompanhando a situação do bairro, no Norte da Ilha de SC, o agente da Defesa Civil Marcos Alberto Leal explica que uma das moradias tem rachaduras visíveis, enquanto que a outra foi interditada em caráter preventivo, devido à grande quantidade de areia que foi depositada sobre a casa.
As famílias foram retiradas e atendidas pela Assistência Social do município.
– São dunas de movimento, então, quando vem o vento, elas se deslocam com intensidade. Se não houver intervenção, ao longo do tempo elas (as dunas) ocupam os espaços que existem – explica o agente.
Continua depois da publicidade
Uma reunião entre Defesa Civil, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e Ministério Público de Santa Catarina será agendada para planejar a realocação da areia com menor impacto à natureza. De acordo com Leal, o procedimento consiste basicamente na retirada de areia do entorno das casas e a recolocação dela na área de dunas.
Veja fotos da área atingida pelo avanço das dunas


Leia também
Água da Lagoa da Conceição tem alto índice de vírus que causa infecções, aponta laudo da UFSC
Florianópolis anuncia vacinação contra Covid para “tios da sukita” e “jogadores de tazo”; entenda
Continua depois da publicidade