O futebol ficou em segundo plano na semana que antecedeu a partida de volta entre Joinville e Figueirense. A denúncia de suposta escalação irregular de André Krobel pelo JEC contra o Metropolitano, pelo Hexagonal, esfriou o clima dentro de campo. Mas, após a resolução de que, quem vencer leva a taça e a confirmação do título, os jogadores voltam a ser protagonistas da competição.

Continua depois da publicidade

::: Leia tudos sobre o Joinville

::: Confirma mais notícias do Figueirense

::: Caso jogo termine emapatado, campeão não será oficializado

Continua depois da publicidade

E para ficar com a taça, o JEC conta com o fato de ter a segunda melhor defesa do Estadual – atrás apenas da Chapecoense -, tendo sofrido 13 gols em 20 jogos. Sem sofrer gols, abre caminho para seu ataque resolver na frente e garantir o caneco. A prova da eficiência joinvilense foi no primeiro jogo da decisão quando segurou o ataque alvinegro.

::: Sete finais que terminaram em confusão

Já o Figueirense tem um bom motivo para acreditar no título. O Furacão tem o ataque mais positivo do Estadual, com 28 gols – empatado com o Verdão do Oeste. Clayton é o artilheiro da equipe com sete gols.

Decisão do tjd-sc empurra equipes para o ataque

O duelo entre a segunda melhor defesa com o melhor ataque do Catarinense promete ser resolvido nos detalhes. Em Florianópolis, o JEC preferiu abdicar do ataque para garantir a vantagem do empate na partida da Arena. Mas em Joinville, o time de Hemerson Maria não poderá ficar apenas na defesa, afinal, o empate não garante o título após decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC), o que poderá abrir espaços para o Figueirense buscar os gols.

Continua depois da publicidade

Porém, o Alvinegro tem sofrido para criar jogadas de ataque após a contusão de Rafael Bastos. Por isso, o técnico Argel Fucks será obrigado a encontrar outro jeito de furar o bloqueio tricolor. O jovem Yago pode ser uma alternativa. Ao lado de Ricardinho, ele pode dividir a responsabilidade de criação, dando mais liberdade a Clayton para flutuar na frente da área. Mas para isso, o treinador alvinegro terá que abrir mão do esquema com três atacantes.