O Figueirense e Internacional jogam nesta quarta-feira, às 19h30min, no Beira-Rio, num encontro de clubes em crise. O Colorado enfrenta problemas internos e o técnico Fernandão entregou o cargo no último domingo, porém a diretoria decidiu continuar com o treinador, ao menos até o final do ano. O Furacão, além de ter de vencer pelo menos seis partidas para tentar evitar o quase certo rebaixamento, tem problemas com desfalques. João Paulo, Túlio e Edson estão machucados e Loco Abreu, que poderia ser uma alternativa para o ataque, esteve relacionado para o jogo de ontem do Uruguai, que foi goleado pela Bolívia por 4 a 1, em La Paz. Existe uma remota chance dele estar à disposição de Márcio Goiano, em Porto Alegre ?
Continua depois da publicidade
Os problemas de cada um ?
Internacional ?
Falta de resultados
1 – Fernandão assumiu o comando colorado após a demissão de Dorival Júnior. De gerente de futebol para treinador. Sem experiência, mas com uma história vitoriosa como jogador do Internacional, Fernandão fez sua estreia contra o Atlético-GO, ainda no primeiro turno, e venceu por 4 a 1. Na sequência enfrentou o Figueirense e também venceu, o que parecia ser uma aposta correta, se transformou em algo incerto após o time perder pontos para Sport, Coritiba, Náutico e ser derrotado pelo Grêmio no Beira-Rio. A gota d’água foi a perder para o lanterna Atlético-GO, na última rodada, por 3 a 1. ?
Continua depois da publicidade
Falta de apoio da torcida
2 – Sem resultados expressivos e sem apoio da torcida. Fernandão é ídolo dos colorados. Direito conquistado com o título do Mundial de 2006, em cima do Barcelona de Ronaldinho. Porém, o que foi conquistado com muito trabalho em pouco mais de dois meses teve a imagem arranhada. A torcida não perdoa o treinador e critica Fernandão pelos pontos perdidos. Quando o técnico colocou o cargo a disposição da diretoria, muitos colorados manifestaram nas redes sociais a vontade de que a diretoria aceitasse a demissão. ?
Problemas com medalhões
3 – Fernandão queria usar os atletas mais jovens do Inter e apostar em jogadores como o meia-atacante Fred, porém encontrou problemas no vestiário com os medalhões do elenco colorado. D’Alessandro seria um desses atletas. Sem pulso firme houve até discussões em campo, como a do goleiro Muriel com o lateral-esquerdo Kléber, que inclusive não será relacionado para o jogo de hoje e não deve ter seu contrato renovado, e o jogador de 32 anos dificilmente permanecerá em 2013. Assim, Fabrício deve ganhar a vaga na ala esquerda. ?
Entregou o cargo
4 – Após a vexatória derrota para o lanterna da competição por 3 a 1, Fernandão entregou o cargo. Porém, a diretoria colorada decidiu cumprir o contrato até o final, na segunda-feira o técnico voltou de Goiás e trenou normalmente. No entanto o baixo-astral tomou conta do trabalho. Quietos e cabisbaixos, os jogadores entraram no gramado do CT Parque Gigante. Depois Fernandão apareceu no campo ao lado do vice-presidente de Futebol, Luciano Davi. Conversou por em torno de três minutos, sob olhares atentos dos atletas. Em seguida, pediu para que se dividissem e formassem times para um treino em campo reduzido. ??
Figueirense ?
Rebaixamento
1 – Se o Inter tem problemas, imagina o Figueirense. Longe de conseguir escapar do rebaixamento, o elenco alvinegro tem uma missão quase impossível. Em oito jogos, tem que vencer no mínimo o mesmo número de -jogos que ele conseguiu ganhar em 30 rodadas. Algo improvável para uma equipe que não encontrou um jeito de jogar e depende do brilho do artilheiro do time, com 10 gols, Aloisio para conseguir as vitórias. Além disso, a diferença de pontos para o Bahia, primeiro time fora do Z-4 é de 10 pontos, uma quantia difícil de tirar. ?
Continua depois da publicidade
Falta de resultados
2 – O Figueirense tem que vencer muitas partidas, porém a torcida tem poucas esperanças. No início de Márcio Goiano no comando alvinegro os resultados até que foram bons, oito pontos em quatro partidas, porém a sequência seguinte foi desanimadora, com quatro derrotas seguidas e apenas um vitória em cima do lanterna da competição, o Atlético-GO. Apesar do momento conturbado do Internacional, é difícil imaginar um bom resultado, já que a única vitória do Alvinegro fora de casa aconteceu no dia 11 de agosto. ?
Nova diretoria
3 – No dia 3 de outubro, Wilfredo Brillinger assumiu à presidência do Figueirense. Depois de um conturbado período, que teve a renuncia de Nestor Lodetti e a criação de um comitê de transição, o clube passa por mudanças e muitas funções ainda não foram definidas. O vice de futebol, Vanderlei Silva não quer ficar na função e assim um importante cargo tem um funcionário provisório e quem assumir pode mudar tudo. O contrato de Goiano vai até o fim do Estadual, mas nada impede que ele seja terminado antes deste prazo. ?
Contusões
4 – O time do Figueirense com todo os elenco disponível não consegue bons resultados, com desfalques a missão fica ainda mais complicada. Caio, um dos principais atletas alvinegro fraturou o dedo mínimo do pé esquerdo e só deve voltar no fim de novembro. Mesmo caso de Fernandes e João Paulo. Loco Abreu, contratado para ser a estrela do Furacão na Série A, não engrenou e viveu a temporada entre contusões e a seleção uruguaia. Até agora ele jogou apenas cinco partidas e marcou um gol.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL
Muriel; Edson Ratinho, Rodrigo Moledo, Juan, Fabrício; Ygor, Josimar, Fred; Cassiano, Rafael Moura e Dagoberto
Continua depois da publicidade
Técnico: Fernandão
FIGUEIRENSE
Wilson; Elsinho, Sandro, Canuto, Helder; Jackson, Coutinho, Doriva, Ronny; Aloisio e Julio Cesar
Técnico: Márcio Goiano
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado por Marrubson Melo de Freitas (DF) e Lorival Candido das Flores (RN).
Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Horário: 19h30min.