Duda Kroeff entrou na promoção da Seleção Gre-Nal. Dentre os indicados pelo júri de jornalistas do Grupo RBS, o atual presidente do clube indicou seus preferidos para cada posição do melhor time do Grêmio em todos os tempos. Tem representantes de todas as décadas entre os anos 1950 e os anos 1990. A votação será aberta ao público no dia 6 de agosto. Participe.

Continua depois da publicidade

A seleção de Duda Kroeff:

? Goleiro

Danrlei, goleiro. Símbolo do Grêmio multicampeão dos anos 1990. Seu estilo falastrão e suas declarações de amor ao clube o transformaram em um dos maiores ídolos da torcida. Além, é claro, das defesas improváveis que realizava, principalmente em Gre-Nais.

? Lateral-direito

Continua depois da publicidade

Arce, lateral-direito. Exímio cobrador de faltas, o paraguaio era um dos principais jogadores do time vencedor da década de 1990. Ajudou a consagrar Jardel com seus cruzamentos milimétricos na cabeça do artilheiro.

? Zagueiro 1

Airton, zagueiro. Contratado ao Força e Luz em troca de um pavilhão de arquibancadas, era extremamente técnico. Conquistou 11 títulos gaúchos entre 1956 e 1967.

? Zagueiro 2

Mauro Galvão, zagueiro. Subiu para os profissionais do Inter com 17 anos, a tempo de participar do tri brasileiro de 1979. Depois, jogou pelo Grêmio e foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil (duas vezes).

? Lateral-esquerdo

Everaldo, lateral-esquerdo. É a estrela da bandeira do Grêmio, em homenagem pela conquista da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, em 1970. O vigoroso e eficiente lateral morreu em um acidente de trânsito, em 1974.

Continua depois da publicidade

? Meio-campista 1

Dinho, volante. Idolatrado pela torcida como o ícone da raça gremista. Volante brigador e raçudo, acertava também bons lançamentos. Natural do sertão sergipano, é chamado carinhosamente pelos gremistas de “cangaceiro”.

? Meio-campista 2

Tadeu Ricci, meia. Um dos grandes nomes do Grêmio de Telê, que quebrou a hegemonia do Inter em 1977. Telê dizia que Tadeu era um dos jogadores mais disciplinados taticamente e também um dos mais sérios e honestos com que trabalhou.

? Meio-campista 3

Joãozinho, meia. João Severiano foi um dos heróis do hepta gaúcho de 1962 a 1968 (a maior série da história do clube). Era um meia de grande qualidade, com apenas 1m63cm de altura. Sucessor de Gessy, também parou de jogar cedo: aos 28 anos, em 1970.

? Meio-campista 4

Ronaldinho, meia e atacante. Antes de assombrar o mundo e ser escolhido melhor jogador do planeta duas vezes, o guri da Vila Nova ficou famoso ao desmoralizar Dunga em um Gre-Nal. Seria um dos maiores ídolos da torcida gremista, não fosse sua saída para o PSG em 2001.

Continua depois da publicidade

? Atacante 1

Renato, atacante. Idolatrado pela torcida por seus dribles e gols e pela aversão ao rival Inter. Famoso também pelas festas e temperamento difícil. Foi o herói do Mundial de 1983, com dois gols na final contra o Hamburgo.

? Atacante 2

Alcindo, atacante. Dispensado das categorias de base do Inter, o Bugre Xucro terminou como o maior artilheiro da história do Grêmio, com 264 gols. É o segundo maior goleador do time em Gre-Nais, com 12. Marcou um gol pela Seleção na Copa do Mundo de 1966.

? Técnico

Felipão, técnico. Contestado pela torcida no início, foi mantido por Fábio Koff e se tornou um dos maiores da história. Montou o time da década de 1990, que ganhou Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copas do Brasil. Até o Banguzinho (time reserva) ganhou o Gauchão de 1995.

A votação começa no dia 6 de agosto.