O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior do País e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes a 2012.
Continua depois da publicidade
Neste ano, nenhuma instituição catarinense alcançou IGC de número 5 – a nota máxima. O conceito avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente. Segundo o MEC, 71,6% dos cursos do País apresentaram desempenho satisfatório, com os conceitos 3, 4 e 5.
:: Confira a lista completa ::
Foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.
As duas universidades públicas do Estado, Udesc e UFSC conquistaram IGC 4. Na categoria centros universitários, o IF-SC também conta com média 4. Em Joinville, as faculdades Sociesc e Inesa também conquistaram a média 4. As demais ficaram com 3 e o Senai e a Assessoritec com 2.
Continua depois da publicidade
Nota máxima por curso
Quatro cursos superiores de Santa Catarina atingiram a nota máxima do CPC. As graduações de Administração e de Ciências Contábeis da Udesc, Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, campus Pinhalzinho) e Secretariado Executivo da Furb receberam conceito 5.
O MEC suspendeu ainda o ingresso em 270 cursos superiores de instituições públicas e privadas no Brasil, que obtiveram desempenho ruim nas avaliações do Governo. Em Santa Catarina, apenas uma graduação integra a lista.
O curso de Design oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Celer), em Xaxim, no Oeste, está com o ingresso suspenso. O vestibular ocorre no próximo dia 11 de dezembro e a instituição ainda não sabe como vai proceder em relação às provas desta graduação. Procurada duas vezes pela reportagem, a universidade ainda não se pronunciou, nem retornou às ligações feitas.