Escolas públicas de Joinville alcançaram números de destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2021 (Ideb), divulgado na sexta-feira (16). A Escola Municipal Adolpho Bartsch registrou a melhor nota nos anos iniciais do Ensino Fundamental em SC, com a média média 8,4. Nos anos finais, Joinville também ficou em primeiro lugar no Estado, com 7,4, na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp
Os dados do Ideb 2021 são coletados pelo Ministério da Educação (MEC) e levam em conta a taxa de aprovação, obtidas no Censo Escolar, e as notas em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações vão de zero a dez. Neste ano, Santa Catarina terminou com o indicador em 3,9 – o menor patamar registrado no Estado desde 2015.
Em Joinville, a nota geral no Ideb 2021 nas séries iniciais (alunos do 1º ao 5º ano) caiu de 7 para 6,7, em comparação ao índice de 2019. Nos anos finais (alunos do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, o muncípio também registrou queda, de 5,8 para 5,6. A queda já era esperada, segundo o secretrário de Educação Diego Calegari.
— Uma pequena queda já era esperada, inclusive pelos dados que verificamos em nossas próprias avaliações de rede, e são totalmente recuperáveis com as ações que estamos fazendo desde o início de 2021, inclusive com a retomada das aulas presenciais antes da maioria das cidades de mesmo porte. Além disso, a Rede Municipal de Joinville segue com proficiências médias acima do resultado estadual e nacional, e temos muitos destaques que tanto nos orgulham. O objetivo é que o nível de excelência das escolas com maiores médias possam ser alcançado por todas — avalia.
Continua depois da publicidade
Espetáculo de tango celebra aniversário de instituição social de Joinville
A queda foi registrada até mesmo na Escola com a maior média nos anos iniciais. Em 2019, a Escola Municipal Adolpho Bartsch teve 9,3 de avaliação. No levantamento de 2021, a média caiu 0,9 ponto. O número é menor também que o registrado em 2017, quando obteve 9,2. Localizada em Pirabeiraba, a unidade atende 327 alunos de 1º a 5º ano, e é destaque desde 2011 com o melhor índice do Estado.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, Joinville também obteve destaque com a maior média estadual. A Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke obteve 7,4 na avaliação, mantendo sua posição como a melhor escola pública nos anos finais em SC, patamar que alcançou em 2019. A unidade atende 325 alunos de 6º a 9º ano em período integral e com pré-qualificação em agropecuária.
O ano de 2021 marca o fim do ciclo do Ideb. O indicador foi criado em 2007 e estipulou metas até 2021. Por causa da pandemia, a mensuração sobre o alcance dessas metas fica imprecisa.
Leia mais
Dupla é feita refém e morta a tiros por facção rival em condomínio de Joinville
Continua depois da publicidade
Ex-diretor do Tamandaré morre em acidente na BR-208, em SC
Feira Criativa de Joinville movimenta público com gastronomia e artesanato