Dos 295 municípios de Santa Catarina, 203 já registraram pelo menos uma morte por covid-19. Com 2,1 mil óbitos confirmados por causa do coronavírus desde março, o Estado viu um salto nos números em julho e agosto. Um mês atrás, o total de vítimas fatais da covid-19 era menor que a metade do número atual, com 880 mortes no dia 25 de julho. Na mesma data, 142 cidades catarinenses tinham registros de óbitos.
Continua depois da publicidade
> Confira o painel atualizado com todos os dados do coronavírus em SC
A mesorregião que lidera a lista é o Vale do Itajaí, onde ocorreu uma em cada três mortes do Estado. Apenas os municípios da microrregião de Itajaí respondem por cerca de 20% dos óbitos, conforme o levantamento feito pela NSC Comunicação nos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Com base nos números atuais, Santa Catarina tem 92 cidades que não registraram mortes por covid-19 até agora. O Oeste catarinense apresenta o maior número de municípios sem mortes (64), e a microrregião de Chapecó é a que concentra mais cidades (26) sem óbitos por covid-19. Já as microrregiões de Tubarão, Itajaí, Joinville, Criciúma, São Bento do Sul e Florianópolis não têm nenhuma cidade sem registrar mortes por covid-19.
Desde a semana passada, quando Urupema confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade, todos os 295 municípios catarinenses já tiveram pessoas contaminadas.
Continua depois da publicidade
Perfil dos óbitos
Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de letalidade do coronavírus em Santa Catarina atualmente é de 1,61%. Dos 2116 óbitos registrados, 1704 foram de pessoas com alguma comorbidade, enquanto 412 vítimas não tinham nenhum histórico. Diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão são os fatores de risco mais comuns.
As mulheres são a maioria (60%) da vítimas, e o maior volume de mortes ocorreu entre pessoas na faixa etária dos 60 aos 69 anos.
Somente nos primeiros 25 dias de agosto, o Estado contabilizou 801 mortes por covid-19. A quantia é equivalente ao total de vítimas nos quatro primeiros meses de pandemia em SC (entre o fim de março até o dia 20 de julho).
Leia também
Pacientes curados do coronavírus podem ter sequelas respiratórias, cardíacas e neurológicas
Continua depois da publicidade
Retorno às aulas presenciais e temporada de verão precisam ser planejadas, alerta infectologista
Seis cidades de SC são cobradas por medidas para proteger índios contra o coronavírus