As pequenas cidades de Marema e Santiago do Sul, no Oeste de Santa Catarina, estão próximas de vacinar todos os moradores com a primeira dose contra o coronavírus, conforme o Monitor da Vacina, atualizado com dados do Estado. Ambos os municípios iniciaram, até esta quinta-feira (8), a imunização em mais de 70% da população, o que os coloca em primeiro no ranking estadual em relação a primeira dose.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Monitor da vacina do coronavírus: todos os dados sobre a imunização de SC
Além delas, outras 87 cidades de SC aparecem na lista com pelo menos uma aplicação em mais de 50% da população. Dessas, três têm percentual superior a 66% – Tigrinhos, Peritiba e São Cristóvão do Sul – e apenas duas têm mais de 100 mil habitantes: Tubarão e Florianópolis.
Em Tubarão, a imunização foi iniciada em 51,02% dos moradores, enquanto que, na Capital, em 50,18%. Significa que, em Florianópolis, 255,3 mil pessoas receberam uma das doses. Já na cidade do Sul de SC, foram 54.294 moradores.
Continua depois da publicidade
Na Capital, outras 94.269 (18,53%) podem se considerar protegidas, porque já receberam as duas vacinas necessárias para a efetiva proteção ou a dose única, recentemente chegada ao Brasil. Em Tubarão, a imunização foi concluída em 15.951 pessoas (14,99%).
Se considerar apenas a completa imunização, é Ipuaçu, no Oeste de SC, a cidade mais adiantada. O município, com pouco mais de 4,2 mil habitantes tem 39,12% da população protegida contra o vírus. Significa um total de 2.965 mil pessoas imunizadas. Em seguida, aparece a vizinha Entre Rios, com 32,88% dos moradores imunes.
Saiba quando você será vacinado em SC na cidade onde mora
Veja no mapa abaixo o total de vacinados por cidade em SC
Nesta quinta-feira (8), depois do esgotamento de doses para a primeira aplicação em cidades como Florianópolis e Joinville, um lote com 122.850 vacinas da Pfizer chegou ao Estado. A previsão do governo estadual é que mais 34.400 doses da Coronavac aterrissam no Aeroporto de Florianópolis até as 23h50. O reforço enviado pelo Ministério da Saúde ao Estado é de 157.250.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica deve enviar às distritais de Saúde já na sexta-feira (9). A distribuição é proporcional às estimativas populacionais dos grupos que estão sendo vacinados em cada cidade e nem sempre corresponde a realidade dos municípios, segundo o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis começa a vacinar trabalhadores da indústria contra a Covid nesta sexta
Ao Diário Catarinense, o responsável pela pasta disse na última quarta-feira (7), mesmo dia em que o município anunciou que não cumpriria com o cronograma previsto por conta da falta de doses, que existe um “desiquilíbrio na distribuição”, por conta da estimativa do IBGE.
– Com base na estimativa, deveríamos vacinar pessoas com 40 anos até a próxima sexta-feira, mas não tenho doses suficientes para isso – justificou.
SC vai equilibrar distribuição de vacinas contra Covid para garantir calendário

calendário da vacinação e comparação com outros Estados.
Atualizado às segundas, às quartas e às sextas